domingo, 20 de dezembro de 2009

VATICANO

Israel pede abertura de arquivos do Vaticano para avaliar acção de Pio XII durante a II Guerra Mundial
por Lusa - Hoje

Israel pediu hoje a abertura de arquivos do Vaticano sobre a Segunda Guerra Mundial, após a decisão de Bento XVI em retomar o processo de beatificação do papa Pio XII, acusado de ter mantido silêncio durante o Holocausto.
"O processo de beatificação não nos diz respeito, é um assunto que apenas diz respeito à Igreja Católica. Quanto ao papel de Pio XII, é para os historiadores avaliarem e, por isso, desejamos a abertura Arquivos do Vaticano durante a Segunda Guerra Mundial ", disse à AFP o porta-voz do Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Yigal Palmor.
Bento XVI, que fez este ano uma peregrinação na Terra Santa, proclamou no sábado "venerável" dois de seus antecessores, João Paulo II e Pio XII, suscitando protestos das comunidades judaicas de Berlim e Roma em relação ao último.
No fim da década de 1960, Pio XII foi acusado de ter uma atitude passiva em relação ao Holocausto, o que atrasou seu processo de beatificação começado em 1967, mas desde que se tornou papa em 2005, o alemão Joseph Ratzinger - um adolescente durante a era nazista - tomou a defesa de Pio XII em várias ocasiões.
Os arquivos do Vaticano estará disponível em 2013, segundo declarou, no ano passado, o rabino David Rosen, que participou nas negociações do "acordo básico" sobre a criação em 1993 das relações diplomáticas entre Israel e a Santa Sé.
No ano passado, o ministro israelense de Assuntos Sociais, Yitzhak Herzog, referiu que "o projecto para transformar Pio XII, em santo é inaceitável. Durante o Holocausto, o Vaticano sabia muito bem o que estava acontecendo na Europa (...) O papa manteve silêncio e pode ser agravada, em vez de aumentar, de acordo com o mandamento bíblico contra o derramamento de sangue."
O balanço do pontificado de Eugenio Pacelli - que dirigiu a Igreja Católica 1939-1958 e foi núncio apostólico em Berlim quando Hitler chegou ao poder em 1933 - está a ser debatido tanto entre os judeus como no seio da Igreja Católica.
No Memorial de Yad Vashem, em Jerusalém, dedicado à memória e ao estudo do Holocausto, a foto de Pio XII é acompanhada por uma legenda que o acusa de não se ter manifestado contra o genocídio.
FONTE:
DN GLOBO
comentários:
Stefano disse...
o papa atual foi da Hitlerjugend.... e venera o papa de Hitler... Pio XII...ah....Pio XII tem passado negro....quando era cardeal Pacelli... ele intruiu o partido católico de Centro (Zentrum) a votar a favor de 1 lei de exceção em 1933 que dava imensos poderes a Hitler... em troca... o III Reich assinou concordata com o vaticano. Pacelli participou da assinatura da concordata.Pacelli e o Vaticano não tomaram nenhuma atitude contra os prelados alemaes e austriacos que apoiavam Hitler. Nem se importaram com a presença de capelães na SS e Wehrmacht.Pio XII nao condenou o padre Jozef Tiso, ditador eslovaco (pró-nazista).Tiso massacrou judeusmciganos e opositores.Tampouco condenou o regime Ustasha (Croácia) liderado por Ante Pavelic. o regime era nazi-catolico e exterminou opositores, ortodoxos servios, ciganos e judeus... a crueldade Ustasha escandalizava até mesmo os nazistas! Padres participavam pessoalmente das atrocidades... promoviam conversoes forçadas,torturas e assassinatos. Pio XII foi alertado ... mas se omitiu criminosamente. Depois da guerra... varios nazis e ustashas(Mengele,Eichmann,Pavelic etc.) fugiram da Europa com ajuda do Vaticano,CIA e Cruz Vermelha (Ratlines). Os prelados Hudal*,Draganovic**,Montini***,Tisserant,Caggiano e Siri estavam envolvidos com as Ratlines.
*austriaco, membro do NSDAP
**croata e antigo oficial de Pavelic.
***ele se tornou o papa Paulo VI

Um comentário:

  1. o papa atual foi da Hitlerjugend.... e venera o papa de Hitler... Pio XII...

    ah....
    Pio XII tem passado negro....
    quando era cardeal Pacelli... ele intruiu o partido católico de Centro (Zentrum) a votar a favor de 1 lei de exceção em 1933 que dava imensos poderes a Hitler... em troca... o III Reich assinou concordata com o vaticano. Pacelli participou da assinatura da concordata.
    Pacelli e o Vaticano não tomaram nenhuma atitude contra os prelados alemaes e austriacos que apoiavam Hitler. Nem se importaram com a presença de capelães na SS e Wehrmacht.
    Pio XII nao condenou o padre Jozef Tiso, ditador eslovaco (pró-nazista).Tiso massacrou judeusmciganos e opositores.
    Tampouco condenou o regime Ustasha (Croácia) liderado por Ante Pavelic. o regime era nazi-catolico e exterminou opositores, ortodoxos servios, ciganos e judeus... a crueldade Ustasha escandalizava até mesmo os nazistas! Padres participavam pessoalmente das atrocidades... promoviam conversoes forçadas,torturas e assassinatos.
    Pio XII foi alertado ... mas se omitiu criminosamente.
    Depois da guerra... varios nazis e ustashas(Mengele,Eichmann,Pavelic etc.) fugiram da Europa com ajuda do Vaticano,CIA e Cruz Vermelha (Ratlines). Os prelados Hudal*,Draganovic**,Montini***,Tisserant,Caggiano e Siri estavam envolvidos com as Ratlines.

    *austriaco, membro do NSDAP
    **croata e antigo oficial de Pavelic.
    ***ele se tornou o papa Paulo VI

    ResponderExcluir