quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Base espiã dos EUA em Curaçao?

Base espiã dos EUA em Curaçao?
Data de publicação : 23 Dezembro 2009 - 11:53am
Por RNW Radio Netherlands Worldwide
Map Willemstad, Antilhas Holandesas
O parlamentar holandês do Partido Socialista, Harry van Bommel, afirmou que aviões de espionagem dos Estados Unidos estão usando uma base aérea na ilha de Curaçao, nas Antilhas Holandesas.
Van Bommel perguntou ao ministro das Relações Exteriores da Holanda, Maxime Verhagen, se ele sabia que um Boeing RC-135 tem feito voos regulares de reconhecimento a partir do aeroporto de Hato (foto), na ilha caribenha, nas últimas semanas.Guerra contra as drogasOs voos foram a causa de uma reação furiosa do presidente venezuelano Hugo Chávez, na semana passada em Copenhague, quando acusou a Holanda de conluio com os Estados Unidos. O governo holandês estaria contribuindo para o aumento das tensões entre Venezuela e Colômbia, de acordo com as autoridades venezuelanas.
Parlamentar de oposição, Van Bommel disse que depende da Holanda ajudar a diminuir estas tensões. Ele pede que voos militares norte-americanos sobre a Colômbia sejam banidos das Antilhas. Estes voos são parte da ostensiva ‘guerra contra as drogas’ promovida pelos Estados Unidos, mas Van Bommel afirma que também são usados para uma ‘guerra contra as guerrilhas’. O parlamentar quer terminar com o tratado entre Holanda e Estados Unidos que permite que os norte-americanos utilizem bases aéreas em Curaçao e nas Antilhas para seus voos de combate às drogas.
US droneEnquanto isso, Hugo Chávez deu ordens a sua força aérea para derrubar qualquer avião dos Estados Unidos que entre no espaço aéreo venezuelano sem permissão. Numa declaração à televisão estatal, ele disse que um US drone, um avião não tripulado, teria tentado entrar a partir da Colômbia no último domingo.
Desde que os EUA assinaram um acordo com o governo colombiano, em outubro, o exército norte-americano tem acesso a sete bases militares na Colômbia.
*Foto via Wikimedia CC: by Alex
FONTE:
RNW - NEWS, ANALYSIS AND BACKGROUND IN 10 LANGUAGES, WORLDWIDE 24 HOURS A DAY, ON RADIO, TELEVISION AND THE INTERNET.
RADIONETHERLANDS WORLDWIDE - HOLANDA
http://www.rnw.nl/pt-pt/portugu%C3%AAs/article/base-espi%C3%A3-dos-eua-em-cura%C3%A7ao

Nenhum comentário:

Postar um comentário