domingo, 20 de dezembro de 2009

CLIMA

Frio congela País de norte a sul - Portugal
por RITA CARVALHO - Hoje

Previsões apontam para que hoje seja o dia mais frio deste Outono, com valores negativos em quase todo o País. Protecção civil lançou ontem à noite um alerta para todos os distritos portugueses e avisa que vêm aí chuvas fortes.
A temperatura vai estar hoje ainda mais baixa do que ontem e o recorde de frio deste Outono poderá ser alcançado durante a manhã nalgumas zonas do País. Quase todo o território atingirá valores negativos, até as cidades do litoral como Viana do Castelo, onde os termómetros descerão aos dois graus abaixo de zero. A zona mais fria será a das Penhas Douradas, com nove graus negativos.
Já para a noite de hoje e madrugada de amanhã, está prevista a ocorrência de chuva muito forte e neve pelo todo o território. Situação que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a lançar o alerta para todos os distritos. Num comunicado feito ontem à noite, este organismo determinou a passagem do alerta azul (o mais pequeno), que já existia em alguns distritos, para o alerta amarelo (um nível acima ) alargando-o a "todos os distritos, das 00:00 horas de hoje, dia 20, até às 23:59 de dia 21 de Dezembro".
Nem o Algarve e o Alentejo escapam e terão mau tempo, com chuva forte e rajadas de vento .
Mesmo com temperaturas bem abaixo da média para esta altura do ano, o meteorologista José Duarte assegurou ontem ao DN que nenhuma zona do território entrará em vaga de frio. Isto porque, ao começar "a chover as temperaturas vão subir".
A neve poderá cair acima dos 300 metros de altura, um valor muito baixo e que poderá trazer neve até à Serra de Sintra, embora José Duarte não acredite muito nessa possibilidade.
Mas o tempo mais frio vai registar-se de manhã, quando o céu ainda estiver limpo. Quando chegarem as nuvens, a temperatura subirá. "O que pode acontecer é caírem uns flocos de neve e depois começar a chover", estima o meteorologista. Amanhã, a previsão de neve vai ser apenas acima dos 1400 metros de altitude.
Esta diminuição do frio será drástica em algumas zonas. Por exemplo, se hoje a previsão da mínima em Lisboa andará em um grau, amanhã poderá subir para os oito. Em Beja, a mudança será ainda mais abrupta, com os valores mínimos a subirem nove graus. As máximas no litoral passarão para registos mais confortáveis, como 15, ou até 17 graus. Este está a ser, aliás, um registo muito particular de Dezembro, acrescenta o técnico do Instituto de Meteorologia.
A precipitação deverá manter-se toda a semana tornando o dia de Natal chuvoso. Mas a precipitação ajudará também a atenuar a seca que se verificava em todo o país.

FONTE:

DN - PORTUGAL
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1452099

Nenhum comentário:

Postar um comentário