terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Guiné-Conacri

Relatório da ONU confirma crimes contra a humanidade
por Lusa

O massacre perpetrado a 28 de Setembro pelo exército da Guiné-Conacri num estádio constitui "um crime contra a humanidade", afirma o relatório da comissão de inquérito internacional da ONU hoje publicado.
"É razoável concluir que os crimes perpetrados a 28 de Setembro de 2009 e nos dias seguintes podem ser considerados crimes contra a humanidade", indica o relatório, que foi transmitido ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A comissão afirmou que pelo menos 165 pessoas foram mortas ou desapareceram e que pelo menos 109 mulheres foram violadas ou sofreram outras violências sexuais durante a repressão militar contra uma manifestação no estádio de Conacri.
O relatório conclui pela «responsabilidade penal individual» de vários responsáveis da Guiné-Conacri, entre os quais o chefe de Estado, o capitão Moussa Dadis Camara, o seu ajudante de campo, tenente Aboubacar Cherif Diakite, e o ministro para os Assuntos Especiais, o comandante Moussa Thégboro Camara.
A 28 de Setembro, as forças de defesa e de segurança espancaram e mataram a tiro os opositores do regime militar, reunidos no maior estádio de Conacri para exigir ao presidente autoproclamado desde Dezembro de 2008, Dadis Camara, que não se candidatasse às próximas eleições presidenciais.

FONTE:

DN GLOBO

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1453142&seccao=%C1frica

Nenhum comentário:

Postar um comentário