quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Holanda

Autoridades sacrificam ovelhas e cabras afectadas pela "febre Q"
por Lusa - Hoje

As autoridades holandesas vão sacrificar todas as cabras e ovelhas grávidas das explorações de gado afectadas pela chamada "febre Q", uma infecção bacteriana que pode contagiar-se entre animais e humanos, apesar de ser, em muitos casos, assintomática.
Os ministros da Agricultura e Saúde do governo holandês, Gerda Verburg e Ab Klink, respectivamente, informaram hoje, em conferência de imprensa, que vão proceder "o quanto antes" ao sacrifício dos animais, desconhecendo-se, no entanto, o número especifico de animais a abater.
Na Holanda, a "gripe Q" afecta no total 55 das 400 explorações de gado que existem no país.
Nestas explorações contaminadas onde não tenha sido feita a vacinação, vão matar-se todas as ovelhas e cabras grávidas, quer tenham ou não a doença, uma vez que a bactéria se encontra sobretudo nos produtos do parto mas também no leite, fezes e urina.
Nas quintas onde tenha sido administrada a vacina contra este tipo de doença, serão sacrificadas as ovelhas e cabras que estejam contaminadas, quer estejam grávidas ou não.
Os primeiros casos de "febre Q" transmitidos de animais para humanos na Holanda registaram-se em 2007 e desde então foram contagiadas 2.300 pessoas, tendo seis delas acabado por morrer na sequência do contágio.
As autoridades holandesas começaram em Abril uma campanha de vacinação obrigatória em três regiões do Sul do país, onde se registaram os primeiros casos.
No entanto, no resto do país, a administração desta vacina é optativa.
Geralmente, os humanos são contagiados pela "febre Q" através de inalação ou ingestão de partículas aerossóis no meio ambiente dos animais.
Apesar de para muitas pessoas a doença não apresentar sintomas, a "febre Q" pode causar febres altas, cefaleia intensa, náuseas, vómito e diarreia, entre outros efeitos.
Em Portugal, foram registados três casos da doença em 2008, segundo dados da Direcção-Geral de Saúde. Entre 2006 e 2008, foram notificados 23 casos de "febre Q", em Portugal, uma doença de notificação obrigatória desde 1999.
FONTE:
DN CIÊNCIA - PORTUGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário