quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Neurologia

Pensar numa letra e ela ser escrita

Equipa americana demonstrou que será possível criar um interface entre a mente e a máquina.
As ondas cerebrais podem ser usadas para introduzir caracteres alfanuméricos num ecrã de computador. Bastará pensar numa letra para que ela surja escrita. A demonstração desta possibilidade foi feita por uma equipa de neurocientistas da Clínica Mayo, em Jacksonville, nos EUA, e os resultados da experiência foram divulgados esta semana no encontro anual da Sociedade Americana de Epilepsia.
Uma eventual tecnologia que permita construir um interface entre mente e máquina está ainda longe, mas o seu desenvolvimento terá enorme impacto na vida de milhões de deficientes em todo o mundo. Nos EUA, poderia beneficiar mais de 2 milhões de pessoas, estimam os cientistas.
A investigação é liderada pelo neurologista Jerry Shih e foi conduzida em dois doentes com epilepsia. Estes pacientes estavam a ser tratados através de uma técnica denominada electrocorticografia que consiste em colocar pequenos eléctrodos na superfície do cérebro, permitindo recolher informação mais fiável do que a da electroencefalografia, na qual os eléctrodos estão colocados no exterior do crânio.
"Há uma grande diferença na qualidade de informação", explicou Shih, comparando as duas técnicas: "O escalpe e o osso do crânio difundem e distorcem os sinais, um pouco como faz a atmosfera da Terra à luz das estrelas".
Na experiência, os doentes foram colocados perante um ecrã com uma matriz de quadrados (seis por seis) de caracteres alfanuméricos, que são uma combinação de números e letras usada em computação. Na primeira fase, o computador fixou a resposta do cérebro quando as letras faiscavam; na segunda, foi pedidos aos doentes que pensassem numa letra específica e o computador registou a reacção; finalmente, foi possível transformar o pensamento numa letra registada no ecrã. A taxa de êxito foi próxima de 100%.

FONTE:

DN CIÊNCIA

http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1442333

Nenhum comentário:

Postar um comentário