segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Teerão

Ex-ministro e líder da oposição iraniana foi detido
por Lusa - Hoje

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ibrahim Yazdi, actual líder do Movimento de Libertação do Irão (MLI), da oposição, foi detido hoje de madrugada na sua residência, segundo um portal digital oposicionista.
"Membros dos serviços de segurança prenderam Yazdi às três da manhã, em casa dele, e levaram-no para local desconhecido", alerta o Rahesabz.
O líder do MLI, movimento da oposição ilegal, mas tolerado há vários anos, tinha sido chamado na semana passada ao Ministério dos Serviços de Informação mas não compareceu, adianta o site da Internet.
O Rahesabz, um dos principais fóruns da oposição ao presidente Mahmud Ahmadinejad, não avança mais informações.
Yazdi, de 78 anos, foi ministro dos Negócios Estrangeiros do efémero governo de Mehdi Bazargan, no início da Revolução islâmica de 1979.
Secretário-geral do MLI, movimento de orientação liberal, do qual vários membros foram detidos por diversas vezes, Yazdi foi também preso em 1997 antes de ser colocado em liberdade condicional.
Foi novamente detido durante os distúrbios que se seguiram à reeleição contestada do presidente Mahmud Ahmadinejad, a 12 de Junho passado.
FONTE:
DN GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário