segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

EMISSÕES DE CO2

Bilhões em subsídios estimulam emissões de CO2
Data de publicação : 14 Dezembro 2009
12:49pm
Por Thijs Westerbeek van Eerten
O uso de combustíveis fósseis é estimulado mundialmente e recebe bilhões em subsídio. O enorme apoio dos governos aumenta as emissões de CO2 e, portanto, também o aquecimento global. Também na Holanda, todos os anos mais de sete bilhões de euros são gastos em subsídios que estimulam o uso de combustíveis fósseis. Ao mesmo tempo, todos os países, agora, reclamam em Copenhague sobre o aquecimento do planeta.
O subsídio a combustíveis fósseis, em geral, é estabelecido com as melhores intenções. Em países em desenvolvimento trata-se, com frequência, de medidas para tornar a energia mais acessível à população – gasolina, gás ou carvão mais baratos.Em países ricos, são, principalmente, os produtores que tiram vantagem. A indústria paga muito menos por sua energia do que o consumidor comum. Mas por causa da energia fóssil mais barata, praticamente não há estímulo para buscar formas de energia limpa ou métodos mais eficientes de produção.
O engenheiro Cees van Beers, da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, pesquisou os subsídios a combustíveis fósseis: “Em escala mundial, nós calculamos - em cifras de alguns anos atrás, mas que não mudaram muito - que chega a mais de um trilhão de dólares… Isto é 1 seguido de 12 zeros!”
Limitar o aquecimento
Pesquisadores de outros países confirmam os dados de Van Beers. O Instituto Internacional para Desenvolvimento Sustentável, do Canadá, divulgou que o dinheiro que hoje é gasto com subsídio de combustíveis fósseis seria suficiente para limitar o aquecimento do planeta em até 2 graus Celsius.
E o renomado cientista climático norte-americano Jim Hansen aponta que os grandes produtores de energia não apenas não precisam pagar pelos danos que provocam ao meio ambiente e ao clima, mas são gratificados por isto através deste tipo de subsídio!
Na Holanda, a situação não é melhor que em outros países. Existem 41 regras ditas ‘off-budget’ que estimulam o uso de combustíveis fósseis. O que representa, por ano, cerca de 7,5 bilhões de euros.
Diesel vermelho
Com frequência são regras antigas que, à época, pareciam úteis e até para benefício social. Cees van Beers destaca o ‘diesel vermelho’, como é chamado o diesel usado pelos fazendeiros em seus tratores: “Ele tem menos taxas que o diesel usado em automóveis e caminhões. Portanto, de fato é subsídio agrário, mas um que implica subsídio a combustíveis fósseis.”
Política relutante
Este tipo de regulamentação é popular, pois economiza muito dinheiro para o consumidor e para o produtor. Por isso, é difícil ter reações políticas. Os representantes dos partidos políticos para a área de meio ambiente têm que pensar na reação dos eleitores. Mas Boris van den Ham, do partido holandês D66, é um dos que querem discutir o assunto: “A Holanda, na minha opinião, pode fazer muito mais e ser um exemplo na Europa na área de energia limpa. O governo está fazendo alguma coisa, mas ainda é muito pouco. Acabar com estes subsídios de 7,5 bilhões de euros me parece um bom começo.”
Sem sentido
De fato, estimular energia poluente e energia limpa ao mesmo tempo não faz sentido, comenta Van Beers. “Se as medidas que favorecem os combustíveis fósseis não existissem, a Holanda teria alcançado os 30% de redução de emissões de carbono, que eram o objetivo do Tratado de Kyoto, fácil, fácil.”
FONTE:
RADIO NEDERLAND WERELDOMROEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário