quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SAÚDE

Brasil e China vão fabricar medicamentos biológicos
por Lusa - Hoje

Brasil e China vão fabricar em conjunto medicamentos biológicos da última geração, no âmbito de um acordo de transferência tecnológica assinado hoje em Pequim entre empresas dos dois países.
O acordo, assinado entre a EMS e dois laboratórios de Xangai (Biomabs e Guojian), insere-se no esforço brasileiro de "desenvolver a indútria farmacêutica nacional" e aliviar a "alta dependência" do Brasil nesta área, disse o ministro da Saúde brasileiro, José Gomes Temporão.
"É uma área estratégica (...) Oitenta por cento das matérias-primas usadas na nossa indústria farmacêutica são importadas e temos também um défice de conhecimento", acrescentou.
O primeiro produto da nova parceria, a fabricar no Brasil dentro de cinco anos, é o Etanercepte, um medicamento vocacionado sobretudo para o tratamento da artrite reumatóide, doença que afecta cerca de 850 mil brasileiros.
O acordo, que, segundo os signatários, constituirá uma "plataforma tecnológica", prevê ainda o fabrico de mais cinco medicamentos biológicos chamados anti-corpos monoclonais.
Gomes Temporão, que iniciou domingo uma visita de seis dias à China, disse desconhecer o montante envolvido na parceria assinada hoje, referindo que "este tipo de acordos envolvem sempre recursos financeiros expressivos".
"Este acordo é um exemplo do que queremos fazer em escala ainda maior no futuro", disse.
FONTE:
DN CIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário