domingo, 20 de dezembro de 2009

CLIMA

Inverno rigoroso castiga o hemisfério norte e deixa mais de 20 mortos
Nevascas causaram acidentes e deixaram 5 mortos nos EUA.Frio paralisou transportes e criou caos na Europa.
Do G1, com agências
Nevascas atingiram a costa Leste dos EUA (Foto: AFP)
O frio intenso do início do inverno castiga neste fim de semana diferentes países do hemisfério norte. As tempestades e nevascas já causaram mais de 20 mortes nos Estados Unidos e na Europa. Cinco pessoas morreram devido à tempestade de neve que castiga o leste dos Estados Unidos, e que levou ao fechamento dos aeroportos em Washington e à declaração do estado de emergência em quatro estados e na capital.
A tempestade avança lentamente para o norte e atinge, principalmente, as áreas de Nova York, onde em alguns locais caíram cerca de 70 centímetros de neve, e de Massachusetts, onde há ventos em torno de 100 km/h e a visibilidade é nula.
Na cidade de Nova York, já caíram quase 30 centímetros de neve e a tempestade pode ser a pior em vários anos, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.
Duas pessoas morreram em Ohio em acidentes de trânsito devido à tempestade, que fez também três vítimas fatais na Virgínia, uma por congelamento e duas em acidentes de trânsito.
A neve causou vários acidentes de trânsito - a Polícia da Virgínia indicou que, apenas neste estado, houve cerca de 3 mil - e deixou centenas de motoristas isolados em seus veículos.
Em Washington, onde no sábado os três aeroportos locais fecharam, os funcionários tentavam retirar a neve no aeroporto Ronald Reagan, onde a precipitação bateu os recordes para o mês de dezembro e alcançou 40 centímetros.
O aeroporto de Dulles, o maior, abriu uma pista. Além de Washington, a cidade da Filadélfia e os estados da Virgínia, Maryland, Delaware e Virgínia Ocidental também declararam estado de emergência.
Frio já causou 5 mortes na Alemanha, onde nevascas atrapalharam também o funcionamento de aeroportos (Foto: AFP)
As intensas nevascas, acompanhadas de temperaturas que em alguns pontos chegaram a 30 graus abaixo de zero, provocaram colapsos no tráfego aéreo da Alemanha e cinco mortes em acidentes nas estradas.
O aeroporto de Düsseldorf, o terceiro deste país em intensidade de tráfego, fechou completamente durante algumas horas. No aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, houve vários cancelamentos e atrasos, uma situação que ocorre desde sexta-feira.
Até as primeiras horas da tarde, já tinham sido cancelados 50 voos e outros 15 tinham sido desviados a outros aeroportos.
As intensas nevascas provocaram também vários acidentes nas estradas de todo o país. Segundo a Polícia, no total, foram registradas até agora cinco mortes por causa de acidentes nas estradas, motivados pela neve ou pelo gelo. Em Mannheim, um indigente que dormia na rua morreu por causa do frio.
Polônia
Quinze pessoas morreram nas últimas horas em consequência das temperaturas de até 20 graus abaixo de zero registradas na Polônia estes dias, informaram fontes policiais. A Polícia pediu à população que preste socorro aos indigentes e a pessoas sem-teto em todo o país, para evitar mais mortes.
"Ninguém deveria passar longe se vê uma pessoa necessitada, mas avisar às autoridades", disse uma porta-voz policial, que acrescentou que a Polícia está fazendo um controle exaustivo das casas desabitadas e dos parques para localizar indigentes.
Durante o mês, houve 47 mortes na Polônia em consequência do frio.
Caos na Europa
Milhares de europeus ficaram bloqueados em trens, estações, estradas e aeroportos neste domingo em decorrência da neve e da onda de frio que assola o continente e já provocou a morte de vários desabrigados.
Dois homens de 19 e 43 anos foram encontrados mortos no sudeste da Áustria. Na Alemanha, o corpo de um desabrigado de 46 anos foi descoberto em Mannheim, no sudoeste do país.
A circulação dos trens Eurostar entre Londres e Paris, bloqueada desde a noite de sexta-feira por panes que obrigaram 2.000 pessoas a passar a noite no túnel sob a Mancha, continuava paralisada neste domingo.
"Ainda é cedo para dizer se os trens voltarão a funcionar amanhã (segunda-feira)", declarou uma porta-voz da companhia na tarde deste domingo.
Segundo a Eurostar, 24.000 pessoas estão atualmente bloqueadas dos dois lados do Canal da Mancha. Os demais trens de alta velocidade (TGV, sigla em francês) da França circulavam a 220 km/h na manhã deste domingo, em vez dos mais de 300 km/h habituais.
O tráfego ferroviário continuava muito perturbado no norte da França, na Bélgica, na Holanda e na Áustria.
Os aeroportos de Bruxelas, Charleroi e Liège, na Bélgica, pararam de funcionar por causa da neve. No Reino Unido, a operadora BAA alertou para o risco de atrasos e cancelamentos em Heathrow, o maior aeroporto do país.
O de Manchester (norte da Inglaterra), anunciou seu fechamento no fim da manhã. Em Paris, no aeroporto internacional de Roissy-Charles-de-Gaulle, 40% dos voos previstos na manhã deste domingo haviam sido cancelados preventivamente no sábado, assim como 20% dos voos previstos para a tarde.
O frio e a neve também atingiram o sul da Europa. Várias regiões do norte e do centro de Portugal foram colocadas em estado de alerta neste domingo, e o tráfego aéreo continuava muito perturbado no aeroporto internacional de Madeira.
FONTE:
G1.GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário