segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

MEIO AMBIENTE

07-12-2009 - 19:10h
«Climagate» marca presença na abertura de cimeira
Polémica sobre dados do aquecimento global obriga cimeira a reafirmar validade de informações
Redacção / CLC
O líder do painel de cientistas climáticos da ONU defendeu com afinco esta segunda-feira, dia do arranque da Cimeira de Copenhaga, os indícios de que o Homem está a aquecer o planeta. Os dados científicos que sustentam a tese do aquecimento global foram postos em causa depois de piratas informáticos terem divulgado na Internet e-mails tocados entre cientistas que abriram um campo de dúvidas sobre a veracidade da informação sobre o clima.
«UE deve coordenar as políticas de cada Estado»
«A consistência interna de linhas múltiplas de evidência apoiam fortemente o trabalho da comunidade científica, incluindo aquelas apontadas nas trocas de e-mails», disse Rajendra Pachauri na abertura da conferência climática, segundo a Reuters.
Copenhaga: cimeira «é depositária das esperanças da humanidade»
Este reafirmar da veracidade dos dados vem fazer frente ao «climagate» (expressão que na Internet está a dar nome ao caso dos e-mails divulgados) que continua a dar que falar. Segundo os mais cépticos a correspondência electrónica da University of East Anglia, na Grã-Bretanha, mostra que os cientistas manipularam as «evidências científicas».
Copenhaga: secretário de Estado acredita num acordo
Segundo a BBC, uma das mensagens sugeria que o chefe da unidade de estudos da universidade, o professor Phil Jones, queria excluir alguns documentos da próxima avaliação da ONU sobre o clima, levantando suspeitas de uma tentativa de manipulação de dados sobre o aquecimento global.
Yvo de Boer, o homem que «manda no clima»
Phil Jones que na sequência da divulgação dos e-mails pediu a demissão, nega que na sua intenção fosse manipular os dados, no entanto, já foi instaurada uma investigação independente sobre o caso.
Copenhaga: PCP alerta para a «privatização da atmosfera»
No comunicado divulgado neste sábado, os professores Thomas Stocker e Qin Dahe, chefes do grupo de trabalho 1 do IPCC, condenaram a divulgação dos e-mails na internet, mas evitaram comentar o conteúdo das mensagens. Os cientistas preferiram tentar rebater directamente as acusações de que os dados sobre o aquecimento global seriam exagerados.
«Coincidência?»
«(As conclusões da ONU) são baseadas em informações de diversas instituições independentes em todo o mundo, que demonstram mudanças significativas no solo, atmosfera, oceanos e nas partes do planeta cobertas por gelo», diz o comunicado.
No sábado, o professor Jean-Pascal van Ypersele, vice-diretor do IPCC, afirmou acreditar que a divulgação dos e-mails faz parte de uma conspiração para desacreditar os dados sobre o aquecimento global antes da conferência de Copenhaga. «Acham que é coincidência ter acontecido a duas semanas de Copenhaga?», disse o cientista, que acusou hackers russos de receberem dinheiro para publicar os e-mails na Internet.
FONTE:
IOL DIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário