quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

EXECUÇÃO

Execução na China choca britânicos
por HUGO COELHO

Ignorando apelos internacionais, Pequim aplicou ontem a pena capital a um esquizofrénico detido desde 2007. Foi o primeiro europeu executado no país em 58 anos.
Akmal Shaikh viveu os seus últimos anos num mundo aparte. Houve um tempo em que, mal tendo que comer, prometeu começar uma companhia aérea. Depois gravou uma música chamada "Vem Cá, Pequeno Coelho" que - dizia ele - ia acabar com a guerra no mundo. Foi este britânico esquizofrénico que Pequim mandou executar ontem. Ignorando os apelos à clemência da comunidade internacional, os carrascos chineses deram a injecção letal a Akmal ontem de manhã numa cadeia de Xinjiang, no noroeste do país.
A notícia abriu uma guerra diplomática entre Londres e Pequim. Gordon Brown, o primeiro-ministro britânico, ficou "horrorizado". O ministério dos Negócios Estrangeiros britânico chamou o embaixador chinês ao Foreign Office.
A China é o país do mundo que mais aplica a pena de morte. De acordo com a Amnistia Internacional, em 2009, Pequim executou perto de 1 700 pessoas, dois terços do total mundial. Mas há 58 anos que o regime comunista não executava um europeu. Muito menos uma pessoa doente mental.
Akmal, 53 anos, que sofria de distúrbios bipolares, foi preso em 2007 pela posse de quatro quilos e 300 gramas de heroína. A filha contou que se deixou-enganar por traficantes de droga polacos que prometeram fazer dele uma estrela pop se transportasse uma mala de droga para a China.
O argumento não convenceu o tribunal de Urumqui, que o condenou à morte por tráfico de droga. As autoridades chinesas realçaram que a quantidade de heroína que trazia podia causar a morte a 26 800 pessoas.
Organizações de ajuda aos doentes mentais acusaram a China de viver nas trevas da Idade Média por ignorar que um doente mental tem uma percepção diferente da realidade. Imune às críticas, o supremo tribunal chinês, que tem a última palavra nestes casos, deu luz verde à execução ontem de manhã.
Tornar-se uma celebridade no mundo da música foi um dos últimos sonhos que guiou a vida de Akmal. Pai de três filhos, compôs Vem Cá Pequeno Coelho para trazer a paz ao mundo. No youtube pode ouvir-se o britânico a cantar a sua música: "Vem, Pequeno Coelho, vem ver-me, um só povo, um só mundo, um só Deus."
Akmal gravou o vídeo na Polónia, para onde fugiu em 2005, já doente. Antigo taxista de Camden Town, o bairro dos artistas nos arredores de Londres, Akmal era um homem "charmoso e carismático".
Quando o seu casamento terminou, em 2001, começou a mostrar os primeiros sintomas da doença que se agravou com o passar dos anos. Uma vez escreveu à namorada uma carta a dizer que tinha ganho um milhão de libras.
Ao Governo enviou um email em letras garrafais a dizer que tinha falado com o arcanjo Gabriel e que só não avisou dos atentados de 7 de Julho em Londres porque não o deixaram fazer uma conferência de imprensa.
FONTE:
DN GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário