quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal muçulmano na Alemanha

Natal muçulmano na Alemanha
Data de publicação : 24 Dezembro 2009 - 10:54am
Por Louise Dunne O Natal pode ser uma festa cristã, mas nem todos que o celebram são religiosos praticantes. Para muitos, esta festa é mais relacionada a uma reunião familiar, presentes e grandes jantares do que ao nascimento de Jesus Cristo. E com frequência muçulmanos que vivem em países cristãos também participam das festividades. Na Alemanha, por exemplo, Papai Noel pode até falar turco.
A grande maioria dos alemães se identifica como cristã, mas o país também tem cerca de três milhões de muçulmanos. E como eles vivem esta época de festas?
Ali veio do Iraque para a Alemanha há 13 anos, quando ainda era adolescente. Ele está estudando Engenharia e paga suas despesas com a universidade trabalhando em um mercado de final de semana em Berlim, no qual vende doces do Oriente Médio. Esta época do ano tem um significado especial para Ali porque ele e sua esposa se casaram no dia 24 de dezembro, dois anos atrás, mas sua participação na comemoração do Natal é limitada:
“Sou muçulmano, então não celebro o Natal. Uso os feriados para passar mais tempo com minha esposa e às vezes para ir ao mercado de Natal, estudar ou algo assim”, conta Ali.
O Natal hoje em dia é muito mais sobre presentes do que sobre religião. E isso traz problemas para famílias muçulmanas cujas crianças se sentem deixadas de lado quando veem seus amiguinhos cristãos ganharem tantos presentes. Idan Suer, filho de imigrantes turcos e professor de Sociologia em uma das universidades de Berlim, conta como uma amiga sua lida com a situação:
”A família dela e algumas outras famílias turcas se reúnem na noite de Natal e compram presentes para as crianças. Eles fazem uma versão turca do Natal, com música turca, comida turca e, é claro, o Papai Noel fala turco também. Não é uma coisa religiosa, é simplesmente uma forma de fazer as crianças felizes dando a elas pequenos presentes.”
Mas nem todos aprovam esta solução. Burham Kesici, vice-presidente da Federação Islâmica de Berlim, acredita que é importante delimitar a fronteira entre a esfera pública e a privada.
”Se amigos alemães o convidarem, então você pode celebrar com eles. Mas como muçulmano não é correto celebrar o Natal na esfera privada, com sua família, porque não é uma data islâmica.”
Kesici reconhece que é uma época difícil para os pais muçulmanos, mas ele acredita que eles devem resistir à pressão e explicar a seus filhos que o Natal – e os presentes associados a ele – não são parte da tradição islâmica. No entanto, ele diz, a popularidade da celebração do Natal já impregnou até a maneira com que os muçulmanos comemoram suas próprias festividades.
“No passado, nós não tínhamos o Ramadam como hoje. Agora fazemos grandes celebrações em várias instituições e compramos presentes para nossas crianças. Olhamos para o Natal cristão e resolvemos fazer a mesma coisa com nossas festividades.”
Trata-se de um desenvolvimento positivo, diz Burham Kesici, pois não só as crianças muçulmanas recebem os mesmos presentes que seus coleguinhas cristãos, mas estas grandes festas trazem uma maior consciência e colocam as celebrações islâmicas em maior evidência na comunidade como um todo.
FONTE:
RADIO NETHERLAND WERELDOMROEP
http://www.rnw.nl/pt-pt/portugu%C3%AAs/article/natal-mu%C3%A7ulmano-na-alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário