segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vulcão

Nuvem de cinza pode cancelar hoje mil voos
Hoje

A nuvem de cinza proveniente do vulcão islandês poderá levar ao cancelamento de 1.000 voos previstos para hoje na Europa, com incidência no Reino Unido e Holanda, anunciou a agência Eurocontrol.
Em Portugal, até às 12:00 foram cancelados mais de 30 voos com destino ao Reino Unido, Irlanda e Holanda, anunciou a ANA - Aeroportos de Portugal, que gere os aeroportos portugueses. A grande maioria destes voos cancelados (26 em 32) estavam programados de e para o aeroporto de Faro (Algarve).
Desde domingo que vários aeroportos irlandeses se encontram encerrados, uma situação que se repetiu hoje de madrugada no norte de Inglaterra, como resultado da nuvem de cinzas emanadas pelo vulcão islandês Eyjafjöll, que se encontra em actividade desde Março.
Ainda assim, a agência intergovernamental europeia Eurocontrol - que coordena o tráfego aéreo - prevê que a nuvem se disperse ao longo do dia. Para já, no entanto, os aeroportos no Reino Unido e na Holanda estão fechados devido aos riscos de se voar através das cinzas.
"Hoje a Eurocontrol espera 28.000 voos na Europa, menos cerca de 1.000 voos que num dia normal. Isto deve-se ao impacto do fecho do espaço aéreo no sudeste do Reino Unido e na Holanda", acrescentou a agência.
"A cinza está concentrada a baixas altitudes. Ao longo do dia espera-se alguma dispersão da nuvem", acrescentou o Eurocontrol.
Cerca das 12:00, a nuvem deverá estar a afectar "a Irlanda do Norte, partes da Escócia e o Sudoeste do Reino Unido", referiu.
Além dos cancelamentos de voos em toda a área de Londres também deverá ocorrer atrasos substanciais devido ao congestionamento do espaço aéreo nas áreas adjacentes às zonas fechadas, indicou o Eurocontrol.
A cinza levou ao encerramento do aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, bem como os de Roterdão e de Groningen pelo menos até às 12:00.
Os aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick reabriram hoje de manhã. No entanto Gatwick não recebeu qualquer voo e os voos previstos para partir estavam a ser cancelados ou a sair ou com grandes atrasos.
O aeroporto mais movimentado da Escócia, o de Edimburgo, bem como o de Aberdeen e de Inverness, foram fechados, bem como de Cardiff (País de Gales) e o de Swansea.
Em Inglaterra, os aeroportos de Bristol e de Farnborough também foram fechados até às 12:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário