sexta-feira, 14 de maio de 2010

PORTUGAL - AÇORES

Setenta sismos em 24 horas ao largo do Faial
por Lusa Hoje
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) elevou para cerca de 70 os sismos registados desde quarta feira numa zona situada a cerca de 20 quilómetros a oeste/noroeste do Faial. Os eventos ocorrem numa região onde "é habitual verificar-se alguma sismicidade", mas, segundo o CIVISA, "tem sido observada uma tendência crescente nas últimas 24 horas".
Os eventos mais fortes têm apresentado magnitude ligeiramente superior a 3, destacando-se os dois que ocorreram quinta feira à noite e foram sentidos na ilha do Faial.
Esta região, em pleno Oceano Atlântico, já foi palco de actividade sísmica significativa no passado, destacando-se a crise de 1992/93, durante a qual ocorreram vários eventos de magnitude 4 e 5, que foram sentidos no Faial.
Em Março deste ano, também se registou naquela zona um aumento da actividade sísmica.
Em declarações hoje à Lusa, Teresa Ferreira, do CIVISA, salientou que os sismos que estão a ocorrer ao largo do Faial são de "fraca energia" e têm "origem tectónica".
Teresa Ferreira referiu ainda que a zona em causa está situada na fronteira das placas Euro-Asiática e Africana, pelo que apresenta "frequentemente alguma sismicidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário