terça-feira, 25 de maio de 2010

Polícia contra bandos armados

27 mortos e 211 detidos em confrontos na Jamaica
por Lusa Hoje

Pelo menos 27 pessoas, a maioria civis, morreram durante os confrontos entre as forças de segurança e bandos armados em Kingston, divulgou hoje a polícia jamaicana, acrescentando que 211 pessoas foram detidas.
Perto de 25 pessoas ficaram feridas, de acordo com um porta-voz da polícia, que informou ainda da detenção de um total de 211 pessoas, incluindo quatro mulheres.
Pelo menos três membros das forças de segurança morreram e nove ficaram feridos desde o início dos confrontos.
Os confrontos com as forças de segurança jamaicanas começaram na quinta feira, quando grupos armados ergueram barricadas e atacaram violentamente a polícia, nomeadamente no bairro Tivoli Gardens, para impedir a detenção de um padrinho da droga, Christopher "Dudus" Coque, ameaçado de extradição para os Estados Unidos.
No domingo, as autoridades jamaicanas decretaram o estado de emergência nas cidades de Kingston e Saint-Andrew.
Hoje, vários helicópteros sobrevoaram a capital jamaicana, cujas ruas estão desertas. As principais artérias da cidade, habitualmente congestionadas, continuam sem circulação de carros particulares e de transportes públicos e as escolas permanecem fechadas.
A polícia e o exército continuam a cercar as imediações do bairro Tivoli Gardens, apelando para as pessoas permanecerem em casa, uma vez que a ameaça continua "grave".
"Têm de perceber que estamos no caminho de uma guerra", declarou um responsável da polícia, Glenmore Hinds.
Vários testemunhos locais relatam que existem corpos estendidos nas ruas. Segundo os órgãos de comunicação locais, os bancos de sangue estão à procura de doadores.
O estado de emergência, decretado pelo primeiro ministro Bruce Golding, deverá permanecer em vigor pelo menos durante um mês.
"Dudus" Coke, 42 anos, é considerado o cabecilha do mais importante grupo ligado ao tráfico de droga, o Shower Posse, que dispõe de ramificações nos Estados Unidos, fornecendo marijuana e "crack".

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário