domingo, 23 de maio de 2010

bovinos são campeões na emissão de gás metano

Holandeses estudam trocar soja por lentilha d'água
Data de publicação : 20 Maio 2010 - 4:35pm
Por Thijs Westerbeek van Eerten (Foto: RNW) Os bovinos são campeões na emissão de gás metano. Com suas flatulências e arrotos, lançam ao ar mais CO2 do que aviões, caminhões e carros de passeio juntos. O gado é o responsável por 50% da emissão de resíduos de CO2 no mundo, segundo uma recente pesquisa.
Os mesmos pesquisadores do Worlds Watch Institute descobriram que uma pequena plantinha verde pode diminuir a quantidade de resíduos lançados pelos bovinos que causam o efeito estufa. Se as vacas comerem lentilha d'água expelirão menos gases no ar.
Na Holanda, um experimento em grande escala deverá mostrar se o cultivo da lentilha d’água é uma alternativa comercial viável para o pasto comum.
Soja x Lentilha d'água
Os bovinos europeus passam o dia a mastigar grãos de soja produzidos na América do Sul. Florestas são desmatadas para se plantar a soja, aumentando a emissão de gases que causam o efeito estufa. Soma-se a isso o fato de que sobram menos árvores para reduzir os efeitos dos gases. E que, em seguida, a soja atravessa meio mundo para chegar na Europa, o que torna a situação ainda mais grave.
O Ministério da Agricultura holandês, juntamente com a universidade de Wageningen e diversas empresas, pesquisa se a lentilha d’água pode ser utilizada como substituto da soja. Ganha-se por dois lados: as florestas são poupadas e a lentilha d’água reduz a emissão de CO2 produzida pelas vacas.
Custos
O preço é um fator crucial. Se as rações à base de lentilhas d’água forem mais caras do que as atuais rações de soja, a ideia não tem chances de ser aprovada.
A questão dos custos é fundamental para Jos Westerhof, da agropecuária Forfarmers: É preciso ser financeiramente atraente. Porque sempre iremos considerar os custos da matéria-prima. Até agora, a soja é a mais barata. E no final, a economia sempre ocupa um lugar de destaque nesse tipo de acontecimento.”
Biogás
Os custos ainda não foram estimados, mas as lentilhas d’água já satisfazem a duas das condições. A primeira é que a quantidade de proteína contida na planta é igual à contida na soja. A segunda é que a lentilha d’água se alimenta dos resíduos das instalações de biogás já existentes.
Cultiva-se um tipo de lentilhas d’água que é comumente encontrado nos canais holandeses. O gerente do cultivo, Jan Prinssen, explica: “Nós temos uma instalação onde transformamos o esterco em biogás, que é uma energia sustentável. O resíduo que sobra no processo da gasificação, é composto de minerais. Ao dissolver esses minerais na água podem ser utilizados na alimentação das lentilhas d’água!”
Ciclo completo
E assim completa-se o ciclo: a lentilha d’água serve de comida para a vaca, a vaca produz o esterco, o esterco produz biogás e minerais e os minerais alimentam a lentilha d’água.
Resta saber se as vacas vão comer a ração feita de lentilha d’água. “As pessoas que provaram disseram que as lentilhas d’água tem o mesmo sabor que grama. Sabemos que na primavera as vacas vão para os pastos e ficam bem felizes em poder devorar grama. E se elas adoram grama, com certeza vão gostar das lentilhas d’água”, afirma o agropecuarista Jos Westerhof.

Nenhum comentário:

Postar um comentário