quarta-feira, 5 de maio de 2010

Doença animal viral

Turistas alertam sobre surto de febre na África do Sul
Com menos de um mês para a Copa do Mundo, o país tem que lidar com a febre de Rift Valley, que pode levar ao coma e já inclui 15 mortes
5/05/2010
Casos mais graves podem levar a pessoa ao coma (Fonte: Reuters)
Os turistas na África do Sul, incluindo os fãs de futebol que vão para a Copa do Mundo, devem se proteger contra as picadas de mosquito e evitar contato com carne crua. O alerta veio da Organização Mundial da Saúde nesta terça-feira, 4, devido a um surto de febre em Rift Valley. O vírus geralmente provoca sintomas relativamente leves de gripe e rigidez no pescoço, evoluindo, em alguns casos, em alucinações, tonturas ou mesmo coma.
Foram relatados 172 casos da doença animal viral em humanos, somente neste ano, incluindo 15 mortes, disseram funcionários do país. A OMS aconselha evitar contato com animais mortos — uma outra forma de contrair a doença. Os casos humanos foram confirmados na província de Free State, na província de Eastern Cape, na província de Northern Cape, em Western Cape e na provínvia de Northwest. A maioria após o contato com gado infectado.
“As pessoas devem estar cientes do que é a Febre do Rift Valley e devem tomar precauções quando visitarem áreas onde possam ser expostos a animais que poderiam estar infectados”, diz o porta-voz da OMS Aphaluck Bhatiasevi à Reuters.
Os sintomas
Além dos sintomas de gripe, os casos mais graves podem levar a pessoa ao coma. Uma pequena porcentagem de vítimas desenvolve a forma hemorrágica, com sangue ao vomitar, nas fezes e sangramento no nariz, gengiva ou pele.
Picadas de mosquito
A OMS disse que não estavam restringindo viagens internacionais envolvendo a África do Sul.
“No entanto, a OMS recomenda que os visitantes da África do Sul, especialmente aqueles que pretendem visitar fazendas e/ou reservas de caça, evitem entrar em contato com os tecidos ou o sangue de animais, evitar beber leite não pasteurizado ou cru ou comer carne crua. Todos os viajantes devem tomar as devidas precauções contra as picadas de mosquito (uso de mosquiteiros, repelentes de insetos).”.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário