domingo, 16 de maio de 2010

HEPATITE

Saúde e bem-estar
Especialista comenta hepatites causadas por vírus
Conheça mais sobre as formas de contágio, os sintomas e como se previnir. Por Dra. Isabela Baraúna.
16/05/2010

Alguns exames de sangue diagnosticam com qual vírus a pessoa está infectada (Fonte: Virtual Lost)
Hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vários agentes como drogas, álcool e, mais freqüentemente, por vírus. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A (HAV), B (HBV) e C (HCV), causadores da hepatite A, hepatite B e hepatite C, respectivamente, que são transmitidos de formas distintas.
O HAV é transmitido de pessoa a pessoa através da ingestão de alimentos e água contaminados com fezes infectadas pelo vírus. Esta transmissão é conhecida como fecal-oral. Já a contaminação do HBV acontece através do contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril), assim como o vírus HCV, contato sexual sem uso de preservativo ou da mãe para o filho durante a gestação e/ou parto (chamada transmissão vertical).
Os sintomas também são diferentes:
a hepatite A é apresentada apenas na forma aguda, enquanto que a B, pode apresentar um quadro agudo e depois tornar-se crônica e a hepatite C costuma causar apenas hepatite crônica. Os sintomas gerais, geralmente mais associados as forma agudas são: cansaço, perda do apetite, náuseas, dor e desconforto abdominal, urina escura e fezes claras, icterícia (olhos e peles amarelados).
Grande parte das hepatites virais têm cura espontânea. Dependendo do vírus causador da hepatite, existe um risco de cronificação da doença. Nestes casos, o vírus permanece infectando o fígado e pode causar outras doenças hepáticas posteriormente, tais como cirrose e câncer. A hepatite A nunca se torna crônica evoluindo geralmente sem maior gravidade para a cura espontânea. Já a hepatite B pode cronificar em 2 a 6% das pessoas acima de cinco anos, em 30% das crianças entre 1 a 5 anos e em até 90% dos lactantes. Já a Hepatite C evolui com infecção crônica em 55 a 85% das pessoas infectadas.
Estes exames identificam cada vírus especificamente através da detecção dos anticorpos produzidos pelo organismo contra o vírus causador da hepatite. Podem também dizer se a pessoa já teve contato prévio com o vírus, se ficou curada ou não ou se foi vacinada.
Em relação à hepatite A, a melhor prevenção é lavar sempre as mãos após utilizar o banheiro, após a troca de fraldas e antes de se alimentar. Já a melhor forma de prevenção das hepatites B e C consiste em não compartilhar seringas, descartar seringas usadas em recipientes rígidos (evitando assim acidentes na manipulação do lixo) e utilizar preservativos em todas as relações sexuais.
As hepatites A e B podem ser prevenidas através de vacinação. Já existem vacinas separadas para hepatite A e B e vacinas conjugadas que conferem proteção contra as duas formas de hepatites. Não existe vacina disponível contra hepatite C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário