sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tailândia

Sete mortos e mais de 100 feridos em confrontos
por Lusa Hoje

Os confrontos em Banguecoque entre manifestantes antigovernamentais e as forças de segurança provocaram hoje sete mortos e mais de 100 feridos, de acordo com um novo balanço dos serviços de socorro.
Seis homens e uma mulher morreram durante os confrontos no centro da capital que duraram todo o dia e 101 pessoas ficaram feridas, de acordo com os serviços que prestaram assistência às vítimas.
A violência na capital tailandesa recomeçou na quinta-feira, quando um manifestante foi morto e um general que passou para o lado dos manifestantes, conhecidos como "camisas vermelhas", ficou gravemente ferido, ao ser atingido a tiro na cabeça.
O agravamento da situação na capital tailandesa levou os Estados Unidos e o Reino Unido a anunciarem o encerramento das suas embaixadas em Banguecoque.
Hoje, o Governo canadiano anunciou também o encerramento temporário da sua embaixada em Banguecoque por razões de segurança.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Canadá exortou as duas partes em conflito a resolverem as divergências através de meios "pacíficos, transparentes e democráticos".
Esta é a pior crise política na Tailândia desde 1992 e já provocou desde meados de Março 37 mortos e mais de mil feridos.
Entre os feridos registados hoje está um jornalista canadiano que trabalhava na cobertura dos acontecimentos para o canal televisivo de informação France 24 e que foi atingido por três balas.
Os manifestantes, apoiantes do ex-primeiro ministro Thaksin Shinawatra, deposto em 2006, exigem há várias semanas nas ruas de Banguecoque a demissão do governo liderado por Abhisit Vejjajiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário