domingo, 23 de maio de 2010

IMIGRANTES

Crise: imigrantes fogem de Portugal
Cada vez mais pessoas optam por regressar ao país de origem. Remessas já estão a baixar
Por: Redacção /PGM 23-05-2010 12: 03
A crise está a levar muitos imigrantes a deixar Portugal e a regressar aos seus países de origem, avança o «Diário de Notícias». O aumento do desemprego, a precariedade do trabalho e a deterioração das condições de vida, que contrastam com o crescimento económico de alguns dos países de origem destes imigrantes, estão a conduzir a um verdadeiro êxodo da mão-de-obra estrangeira.
A saída dos imigrantes, que no início de 2009 eram responsáveis por 5% do Produto Interno Bruto (PIB), já está a reflectir-se financeiramente: de acordo com os últimos números do Banco de Portugal, as remessas dos imigrantes caíram quase 3% no primeiro trimestre do ano, quando comparado com os números do período homólogo (ver gráfico).
Ao todo, foram enviados para fora de Portugal 124,7 milhões de euros nos primeiros três meses de 2010, menos 2,9 milhões do que em 2009, um número que contraria os dados de um estudo da Comissão Europeia e que indica que Portugal foi o país onde mais aumentaram as remessas de imigrantes ao longo dos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário