segunda-feira, 3 de maio de 2010

ISLÂNDIA

Vulcão na Islândia
Irlanda encerra espaço aéreo devido à nuvem de cinzas
por Lusa 04-05-2010

Os voos de e para os principais aeroportos irlandeses previstos para hoje de manhã (04-05-2010) estão cancelados devido à aproximação de uma nuvem de cinzas vulcânicas, anunciaram ontem(03-05-2010) as autoridades de aviação civil da Irlanda.
O encerramento do espaço aéreo irlandês vai entrar em vigor às 06:00 GMT e vigorará pelo menos até às 12:00 GMT, mas não deverá afectar os voos sobre o Reino Unido e sobre a Europa Continental, precisaram as autoridades.
As informações sobre um desvio para sul da nuvem de cinzas criada pelo vulcão islândes Eyjafjallajokull "sugerem que o encerramento do espaço aéreo deverá ser imposto na Irlanda na terça-feira de manhã, afectando os aeroportos de Dublin, Shannon, Galway, Sligo, Ireland West, Donegal, Cork e Kerry".
"Não será possível a chegada nem a partida de nenhum voo destes aeroportos pelo menos até as 12:00 GMT", afirmaram fontes das autoridades irlandesas.
No Reino Unido, as autoridades tinham já adiantado que "um aumento da concentração de cinzas na atmosfera deveria provocar o encerramento do espaço aéreo limitado na Escócia" nesta noite e na próxima manhã.
A erupção de um vulcão na Islândia a 14 de Abril paralisou o tráfego aéreo na Europa durante mais de uma semana, causando grandes perdas para as companhias aéreas e impedindo o embarque de milhares de passageiros em todos os pontos do mundo.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário