quinta-feira, 13 de maio de 2010

Telefonistas tratadas com chicote

Telefonistas de call center italiano eram tratadas com chicote para atingir metas
Danielle Sousa Internacional 13/05/2010 19:13Chicotadas nas pernas para espantar o cansaço, permissão para ir ao banheiro só quando todas as ligações previstas fossem efetuadas, salário só para aqueles que conseguiam atingir a meta mínima e prêmios, aplausos e elogios para quem apresentasse os melhores resultados
. Este era o modo com que uma empresa de telemarketing, que vendia o aspirador de pó Kirby, tratava os seus funcionários na Itália.

A partir de denúncias de ex telefonistas, a Guarda de Finanças de Florença começou a investigar a empresa "Italcarone" e descobriu que os dirigentes, além de maltratarem os empregados, deixaram de pagar mais de 4 milhões e meio de euros de impostos. Cinco pessoas foram presas e carros de luxos apreendidos.

O aspirador de pó de uma empresa americana, a qual não foi revelado o nome, era vendido somente de porta em porta. Os telefonistas ligavam para as residências e tentavam convencer o morador a receber um representante. Segundo a Guarda de Finanças de Florença, o produto, que era vendido por 3.500 euros ou em 60 parcelas de 94 euros, era importado por 350 euros.

No passado, um dos dirigentes da empresa representante do produto na Itália esteve em um programa de televisão e afirmou que o produto americano foi desenvolvido em parceria com técnicos da Nasa e, por isso, eles não tinham autorização para fazer publicidade.

O dia no call center começava com o hino nacional italiano, depois os telefonistas tinham que marcar pelo menos 60 visitas por mês para receber o salário de mil euros. A jornada de trabalho durava em média 14 horas.

Em 2009, um programa da tv italiana, com uma câmera escondida, recebeu um representante do aspirador de pó Kirby. O vendedor, passando o eletrodoméstico em um colchão que nunca tinha sido usado e que tinha sido comprado especialmente para gravação, disse que o mesmo estava cheio de ácaros e tentou efetuar a venda frisando os perigos para saúde provocados pelo ácaro, chegando a dizer que eles provocam câncer no pulmão.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário