domingo, 16 de maio de 2010

Golfo do México

“Vazamento é maior do que divulgado”, dizem cientistas
Eles acreditam que a BP, responsável pelo desastre, poderia utilizar técnicas científicas mais apuradas
16/05/2010

Há duas semanas, uma estimativa do tamanho do vazamento de petróleo no Golfo do México foi divulgada: 5 mil barris por dia. Repetida incessantemente nos noticiários, a informação tornou-se quase de sabedoria popular. Agora, ela está levantando dúvidas em cientistas e ambientalistas, que alegam que o vazamento deve ser muito maior.
As críticas vão além. Eles acreditam que a BP, responsável pelo desastre, poderia utilizar técnicas científicas mais apuradas e chegar a um resultado mais preciso.
De acordo com os cientistas, o valor de 5 mil barris por dia teria sido apressadamente produzido por cientistas do governo, em Seattle. A medida, segundo eles, teria sido obtida por meio de um método não especificamente recomendado para grandes derramamentos de petróleo.
Ian R. MacDonald, um oceanógrafo da Universidade Estadual da Flórida e especialista na análise de manchas de óleo, disse que tinha feito seu próprio cálculo aproximado, utilizando imagens de satélite. Eles sugeriram que o vazamento poderia “facilmente ser quatro ou cinco vezes maior do que a estimativa do governo”, disse ele.
Fontes

http://opiniaoenoticia.com.br/vida/meio-ambiente/%e2%80%9cvazamento-e-maior-do-que-divulgado%e2%80%9d-dizem-cientistas/?ga=dptf1

The New York Times - Size of Oil Spill Underestimated, Scientists Say

Nenhum comentário:

Postar um comentário