segunda-feira, 24 de maio de 2010

Tailândia

Anistia Internacional denuncia violação dos direitos humanos na Tailândia
Elcio Ramalho

A Anistia Internacional acusa o exército tailandês de ter atirado contra civis.
Reuters

A ONG Anistia Internacional acusou hoje o exército tailandês de ter atirado com armas de fogo contra civis que não representavam ameaças aos soldados durante a operação lançada contra os "camisas vermelhas".
Segundo a ONG, os militares recorreram diversas vezes às armas contra os manifestantes de oposição ao governo que ocupam um bairro comercial no centro da capital Bangcoc desde o início de abril. No comunicado, a Anistia Internacional afirma que houve "grave violação dos direitos humanos".
Nesta terça-feira, o governo tailandês exclui qualquer negociação até que os manifestantes desocupem a aérea onde estão acampados no centro da capital.
A crise política na Tailândia, que se intensificou em meados de março deste ano, já deixou 52 mortos e mais de 1,6 mil feridos durante manifestações. Os "camisas vermelhas" querem a demissão do primeiro-ministro Abhisit Vejjajjiva.
A situação ficou ainda mais tensa na última quinta-feira à noite com a operação para isolar os manifestantes. Em apenas 5 dias, os confrontos deixaram 38 mortos e mais de 270 feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário