segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dia 26 é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
por Divulgação
(24/05/2010 08:38)
Entre as doenças oculares que mais preocupa a humanidade, provocando casos de cegueira, está o glaucoma, uma doença que mesmo não tendo cura, pode ser tratada e ter seus efeitos retardados e controlados. Em 26.05, data instituída pela lei n° 10.456/2002, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e é de suma importância que este tema de saúde pública seja debatido e enfocado.
Neste dia a partir das 8h, o Instituto da Visão em parceria com o SUS irá atender gratuitamente pacientes acima de 40 anos e abaixo apenas as que são negras ou têm histórico de Glaucoma na família, pois estas são as maiores incidência da doença. Basta apresentar o cartão do SUS, identidade e comprovante de residência.
No Brasil, mais de 900 mil pessoas têm a doença e, no mundo, são cerca de 67 milhões de pacientes. Na maioria dos casos o glaucoma pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
"É importante lembrar que o glaucoma não apresenta sintomas. Não espere sentir alguma dor ou alteração na visão para procurar um médico especialista, destaca o oftalmologista e sócio do Instituto da Visão, dr. César Amorim.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário