segunda-feira, 3 de maio de 2010

AMSTERDÃ

Amsterdã é a cidade mais livre do mundo
Data de publicação : 3 Maio 2010 - 1:00pm
Por Martijn van Tol (RNW) Amsterdã é a cidade mais livre do mundo, de acordo com pesquisadores que compararam a capital holandesa com outras oito cidades do mundo num ‘Índice de Liberdade’. Entretanto quando se trata de ocupação ilegal ou do uso da burca, Amsterdã fica entre as últimas da lista.
Há 500 anos, anabatistas rasgaram suas roupas e as jogaram na fogueira antes de caminhar pelas ruas de Amsterdã “nus diante de Deus”. Livres, finalmente! As autoridades decapitaram dezenove e colocaram suas cabeças espetadas em paus nos muros de circundavam a cidade. Política de desânimo por excelência. Naquela época, a liberdade não devia ser levada muito longe, mesmo em Amsterdã.
Qual a cidade mais livre do mundo? O Comitê 4/5 de Maio, cujo fim é manter viva a recordação da libertação dos nazistas e o valor da liberdade, contratou pesquisadores para tentar achar uma resposta. Amsterdã ficou em primeiro lugar, passando à frente de outras cidade como Las Vegas, Rio de Janeiro, Joanesburgo, Bancoc, Berlim, Londres, São Francisco e Goa.
Berlim e Londres
também chegaram ao topo do ranking das cidades mais livres do mundo. Entretanto, será que liberdade é um conceito tipicamente ocidental? Essa não é a questão, diz o coordenador da pesquisa Theo Deutinger: “Nós escolhemos conscientemente cidades de cada continente. Além disso, comparamos a liberdade baseados no conceito ‘ocidental’ do termo. Um monge budista da China teria, sem dúvida, produzido um ranking totalmente diferente.”
Pólvora e gás lacrimogêneo
A história da liberdade em Amsterdã emerge de uma nuvem de gás lacrimogêneo e pólvora. Durante séculos os habitantes de Amsterdã estiveram envolvidos em revoltas populares e greves. Os assuntos que moviam as massas mudaram ao longo dos anos. Nos anos 60, a organização feminista ‘Dolle Minas’ foi às ruas exigindo que as pílulas anticoncepcionais fossem incluídas no pacote básico do seguro de saúde. Em 2001, Amsterdã foi a cidade com o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Rico e livre
Não é surpreendente que Amsterdã tenha obtido esta classificação. A cidade é rica, a qualidade de vida é alta, a corrupção é relativamente baixa e o ambiente é tranquilo e pró-liberdade. Mas o mesmo se aplica a São Francisco, Berlim ou Londres. Então, o que é que faz a diferença?
Talvez seja a típica tendência dos holandeses de dizerem o que pensam. Alguns estrangeiros admiram essa característica, embora os britânicos se choquem com a franqueza direta dos holandeses.
Liberdade de expressão
A legislação ligada a prostituição e drogas é fora do comum. Pedir um isqueiro a um policial do Distrito da Luz Vermelha para acender seu cigarro de maconha pode parecer cômico para jovens turistas. Se você tentar algo parecido em Bancoc, estará correndo risco de pena de morte.
Em outras palavras, Amsterdã conseguiu mais pontos do que outras cidades em assuntos sensíveis como a eutanásia (ilegal em Berlim, Rio de Janeiro e cidades anglo-americanas, e um pouco mais flexível em Bancoc, Goa e Joanesburgo), aborto, drogas, prostituição e casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Favelas
Os pesquisadores também descobriram alguns fatos surpreendentes. Amsterdã terminou em último lugar em questões relacionadas a ocupação ilegal. Último lugar? Todas as outras cidades são mais tolerantes em relação à ocupação ilegal, chegando ao ponto de, no Rio de Janeiro e Joanesburgo, haver a ocupação de áreas inteiras nas favelas ou subúrbios.
Em relação à liberdade sexual de cada indivíduo, Amsterdã cede o primeiro lugar a São Francisco. Em Bancoc e Goa, a homossexualidade é um direito e em Joanesburgo homossexuais podem se casar. Em Amsterdã, por outro lado, ativistas enfrentaram recentemente uma onda de violência anti-gays.
Quando se trata da liberdade de usar símbolos religiosos, Amsterdã ocupa o penúltimo lugar, apenas à frente de Berlim. Na capital alemã é ilegal usar símbolos religiosos em todos os prédios do governo. Isso ainda não chegou a Amsterdã, mas tente solicitar um benefício social na capital holandesa usando uma burca...
Cidade do pecado
Além de ser conhecida como uma das cidades mais livres, Amsterdã também é conhecida como uma cidade ‘pecaminosa’, devido às liberdades em relação a prostituição, drogas e aborto. Além disso, o consumo de álcool é permitido a partir dos 16 anos. Pode-se argumentar que essas liberdades são abertas em Amsterdã, enquanto em outras cidades as mesmas coisas acontecem, mas clandestinamente. E claro, a liberdade de um homem é o excesso de outro.
É possível fazer uma pesquisa objetiva? Theo Deutinger: “Não é objetiva, essa pesquisa é mais uma provocação. As pessoas devem protestar contra um projeto tão pretensioso que permite apenas a Amsterdã receber todas as medalhas de ouro!”
Liberdade inerte
Entretanto, tanta liberdade pode se transformar em desinteresse e apatia, alerta Deutinger: “Se todo morador de Amsterdã começar a acreditar que Amsterdã é a cidade mais livre do mundo, a luta pela liberdade se tornará fraca.”
FONTE:
RADIO NEDERLAND WERELDOMROEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário