quinta-feira, 27 de maio de 2010

Coreia do Norte

Anulado acordo que impedia confrontações com o Sul
por Lusa Hoje

As forças armadas norte-coreanas anunciaram hoje a anulação de um acordo que visava impedir confrontações com a Coreia do Sul, num contexto de crise aguda na península, referiu a agência oficial norte-coreana KCNA.
O chefe de Estado-Maior norte-coreano, numa mensagem transmitida às forças armadas da Coreia do Sul, advertiu também que as tropas de Pyongyang atacariam de imediato caso Seul violasse a fronteira intercoreana no mar Amarelo, adiantou a KCNA.
Este anúncio surge depois de Pyongyang ter decidido romper as relações bilaterais com Seul e proferido novas ameaças contra o Sul, na quarta feira.
Esta nova crise entre as duas Coreias, separadas desde o final da guerra da península (1950-53), foi desencadeada pela publicação na passada semana dos resultados de uma investigação internacional que concluiu que a corveta sul-coreana Cheonan foi afundada por um torpedo norte-coreano. Morreram 46 tripulantes do navio.
A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton reafirmou quarta feira o seu apoio à Coreia do Sul, que quer que a Coreia do Norte seja punida pelo afundamento da corveta e pedirá ao Conselho de Segurança da ONU que aplique novas sanções contra Pyongyang.
Hillary Clinton, que garantiu a Seul o "firme compromisso" dos Estados Unidos para com a segurança do seu aliado sul-coreano, exortou o regime de Pyongyang a cessar as suas "provocações e a sua política de ameaças"


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário