segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Holocausto/Justiça

Carrasco nazista começa a ser julgado na Alemanha
Reportagem publicada em 30/11/2009
John Demjanjuk pode ser um dos últimos criminosos nazistas ainda vivos, julgados por envolvimento no Holocausto. Foto: Reuters
Em Munique, a partir desta segunda-feira, começa o processo de John Demjanjuk. Este pode ser um dos últimos julgamentos de criminosos nazistas ainda vivos envolvidos no Holocausto.
O ex-guarda do campo de extermínio de Sobibor, que está com 89 anos, é acusado de cumplicidade na morte de 27.900 judeus durante os 6 meses em que foi guarda do campo, em 1943.
O carrasco, que ficou conhecido como “Ivan, o Terrível”, sofre de câncer em estágio avançado. Familiares tentaram até o último momento evitar seu comparecimento ao tribunal, mas o pedido foi negado e as audiências devem acontecer num ritmo de três sessões por semana até junho do ano que vem.
O ex-guarda do campo nazista, de origem ucraniana, poderá ser condenado à prisao perpétua. Número 1 na lista de criminosos nazistas do Centro Simon Wizenthal, Demjanjuk vivia nos Estados Unidos desde 1952, tendo sido expulso em maio passado. Essa expulsão abriu caminho para o julgamento na Alemanha. Em 2002, as autoridades americanas tinham retirado a cidadania do carrasco por considerar que ele escondeu seu passado nazista quando se instalou nos Estados Unidos.
FONTE:
RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário