quinta-feira, 19 de novembro de 2009

União Europeia

União Europeia
Europa escolhe seu primeiro presidente
Reportagem publicada em 19/11/2009 Conselho da União Europeia se reúne para escolher o primeiro presidente do bloco. Foto: Reuters
Entra na reta final a corrida para saber quem será o primeiro presidente da União Europeia. Os representantes dos 27 países se reúnem à partir dessa quinta-feira em Bruxelas e escolhem ainda com um alto representante para a Política Externa e Segurança, que também será o vice-presidente da Comissão Européia. A criação dos dois cargos é fruto do Tratado de Lisboa, que entra em vigor no dia 1° de dezembro.
Entre os nomes mais cotados estão o belga Herman Van Rompuy, o holandês Jan Peter Balkenende e o Luxemburguês Jean-Claude Juncker. Mas também estão no páreo o ex-premiê britânico Tony Blair, a ex-presidente da Letônia Vaira Vike-Freiberga e o ex-primeiro-ministro da Suécia Carl Bildt. Já para o cargo de alto representante da Política Externa, atualmente ocupado pelo chefe da diplomacia da UE, Javier Solana, o chanceler britânico David Miliband e o italiano Massimo D'Alema são os candidatos favoritos.
Os 27 países estão dividido quanto à escolha dos novos representantes, já que uma série de critérios devem ser levados em conta na tentativa de respeitar um certo equilíbrio diplomático. O dois cargos devem representar as principais tendências políticas do bloco (conservadores e sociais-democratas), mas também a presença de grandes e pequenos países. Além disso, os europeus querem respeitar a igualdade de sexos na nova composição.
O presidente da União Europeia, que deverá ser eleito por maioria qualificada, terá um mandato de dois anos e meio, com a possibilidade de ser reeleito uma vez. No entanto, ainda se questiona qual será a real função desses novos cargos, já que a presidência rotativa do bloco continua funcionando e o cargo de presidente da Comissão Europeia, ocupado atualmente pelo português José Manuel Barroso, não deixa de existir e continuará exercendo influência nas principais decisões.
FONTE:
RADIO FRANCE INTERNATIONALE
http://www.rfi.fr/actubr/articles/119/article_14978.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário