quinta-feira, 12 de novembro de 2009

'Chuva de estrelas'

Visível na Ásia
'Chuva de estrelas' na próxima semana

por Lusa - Hoje
Pequenos meteoros brilhantes vão ser visíveis na próxima terça-feira, se o tempo o permitir, numa chuva de estrelas visível sobretudo na Ásia e que é provocada pela entrada na atmosfera terrestre de restos de cometas.
Trata-se daquilo a que vulgarmente chamamos estrelas cadentes e que são restos deixados pelos cometas na sua órbita em volta do Sol em locais que a Terra atravessa periodicamente, segundo disse à Lusa o astrónomo e biólogo Pedro Ré.
"Habitualmente há três desses radiantes, ou chuvas de estrelas, que podem ser relativamente importantes: as Perseides, em Agosto, as Oriónidas, em Outubro, e as Leonidas, em Novembro" - explicou o presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.
No caso das Leónidas, a 17 de Novembro, prevê-se que no pico do fenómeno se possam ver entre 100 a 300 meteoros por hora, só que, por se passar durante o dia, Portugal não estará numa região muito favorável para as observações.
Embora se possam fazer observações em Portugal, os melhores locais serão a Ásia central e oriental, se o céu não estiver nublado.
Segundo Pedro Ré, na Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores há um grupo que faz registo automático de meteoros.
"Temos câmaras de vídeo ligadas a computadores que permitem detectar automaticamente os meteoros e calcular posteriormente o seu número, magnitude e direcção, identifica-se o respectivo radiante", afirmou.
Chama-se Leónidas a este fenómeno anual, em que a Terra segue numa determinada direcção no seu movimento de translação e os meteoros vêm da direcção da constelação de Leão (Leo), sendo alguns deles bastante brilhantes.
FONTE:
DN CIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário