domingo, 29 de novembro de 2009

CLIMA

Frota de icebergues navega ao largo da Nova Zelândia
Cientistas pensam que aparecimento do gelo é consequência do aquecimento global
Uma autêntica frota de icebergues está em aproximação lenta da costa da Nova Zelândia, colocando um sério perigo para a navegação. As massas de gelo, em número superior a cem, ocupam uma área de mais de mil quilómetros quadrados e avançam a uma velocidade de 1,5 quilómetros por hora, arrastadas pelo vento e correntes marinhas.
As imagens de satélite mostram que os icebergues estão a seguir uma trajectória paralela à ilha sul da Nova Zelândia. Foram emitidos avisos à navegação e as autoridades temem a repetição de um afundamento por colisão, como aconteceu com o Titanic.
Em 2006 houve um episódio semelhante, embora em menor escala, e algumas das massas de gelo acabaram por encalhar no subsolo marinho, embora não se tenham aproximado da costa mais do que 25 quilómetros. Os cientistas afirmam que estes icebergues se desprenderam em 2002 no mar de Ross, uma plataforma de gelo da Antárctida com um tamanho equivalente a cinco vezes a superfície de Portugal.
Segundo suspeitam os cientistas, este fenómeno deve-se ao aquecimento global, tema que estará a ser discutido na Cimeira de Copenhaga sobre o clima, que se realiza dentro de duas semanas e na qual será debatida a eventual limitação de emissões de gases com efeito de estufa.
FONTE:
DN CIÊNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário