domingo, 15 de novembro de 2009

Síndrome de Guillain-Barré

Gripe A/França
Caso de síndrome rara pode estar associado à vacina

Primeiro dia de campanha nacional de vacinação na França foi marcado pela suspeita de um caso de síndrome de Guillain-Barré em um paciente logo após tomar a vacina.
Em um comunicado divulgado nessa sexta-feira, o Ministério Saúde francês diz que uma perícia será realizada para saber se a patologia pode ser ligada à vacina contra o vírus H1H1. De acordo com o ministério, o caso registrado é uma "forma moderada" da doença que ataca o sistema nervoso e se manifesta por meio tremores nos membros inferiores do corpo.
A notícia pode aumentar a resistência dos franceses à campanha nacional de vacinação lançada na quinta-feira. Segundo sondagens divulgadas na semana passada, apenas 20% da população pretendia se vacinar. Na primeira fase da vacinação, destinada aos médicos e ao pessoal hospitalar, apenas 10% dos profissionais se vacinaram.
Essa nova fase da campanha visa as populações prioritárias, como os trabalhadores do setor da saúde, os pais de bebês com menos de seis meses de vida e os profissionais que trabalham diretamente com crianças pequenas, além das pessoas consideradas mais vulneráveis ao vírus, como os diabéticos, os portadores de doenças cardíacas e respiratórias. As autoridades francesas esperam vacinar pelo menos seis milhões de pessoas contra a gripe suína.
Em uma tentativa de mostrar que os 94 milhões de doses compradas pelo governo francês são seguras, a própria ministra francesa da Saúde, Roselyne Bachelot, se vacinou em um dos 1.060 centros criados para a maior campanha de vacinação já realizada na França. As doses de vacina são fornecidas gratuitamente e o custo para os cofres franceses é de cerca de 700 milhões de euros.
A partir do dia 25 de novembro, será a vez das crianças em idade escolar serem vacinadas. Já os bebês entre seis e 23 meses e as mulheres grávidas continuam esperando pela autorização de comercialização de uma versão sem substâncias que aumentem a resposta do organismo à vacina, conhecidas como aditivos.
FONTE:
RADIO FRANCE INTERNATIONALE - FRANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário