quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CANCRO - PORTUGAL

Um Dia Pela Vida é um evento organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito de um programa internacional promovido pela American Cancer Society.
Um dia Pela Vida celebra a vida na vitória contra o cancro por parte daqueles que sobreviveram à doença e a coragem dos doentes que ainda estão a travar essa luta.
Um dia Pela Vida permite informar, educar e apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e actividades da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa, com espectáculos, música, jogos e outras actividades paralelas. Equipas compostas por cerca de dez pessoas ou mais, acampam no recinto escolhido e participam por turnos numa caminhada simbólica à volta da pista ou caminho, que representa o empenho constante de todos na luta contra o cancro. Um dia Pela Vida começa de manhã e termina depois do anoitecer. Durante o evento, cada equipa tem sempre um ou mais dos seus membros presentes na pista.
Uma vez que Um dia Pela Vida é acima de tudo uma reunião de comunidade e não uma prova desportiva, todas as pessoas podem participar. As equipas são formadas dentro de clubes, famílias, amigos, hospitais, igrejas, escolas, organizações comunitárias ou colegas de trabalho. Os membros da equipa partilham um objectivo comum – apoiar a missão da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Um dos momentos altos é a cerimónia das luminárias: ao crepúsculo a pista será iluminada por centenas de velas, colocadas dentro de recipientes decorados com mensagens pessoais de quem as ofereceu ou com o nome da pessoa a quem são dedicadas.
Um dos objectivos da Liga Portuguesa Contra o Cancro é conseguir uma grande adesão dos jovens, quer em termos de participação com equipas quer na sua presença no dia do evento. Para isso será fundamental o apoio das Escolas no incentivo à formação de equipas, tendo cada equipa obrigatoriamente 1 adulto por cada 10 crianças, ou seja um familiar ou professor a capitanear a equipa.
Hoje em dia é cada vez mais importante que os jovens adiram a este tipo de iniciativas, pois é um problema que toca a muitas famílias. É preciso aconselhar os jovens no sentido que é preciso ter consciência que é na juventude que se evita o cancro do adulto. Muitas situações, sol, bebidas alcoólicas, tabaco podem ser evitadas. Para os jovens, o cancro é para os outros, só vêm os problemas imediatos. É preciso pois sensibilizar os jovens, porque aquilo que fazemos na nossa vida vai-se reflectir na nossa saúde futura. O cancro, infelizmente não depende apenas dos comportamentos, mas o conselho é fundamental, a prevenção é fundamental. Os próprios jovens podem servir como instrumento de prevenção para os Pais menos informados.
Em resumo, Um dia Pela Vida incluirá prevenção, comunidade, angariação de fundos e muito divertimento! Um dia Pela Vida representa a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a combater o cancro serão apoiados e que um dia o cancro será vencido.
Todos podemos andar, todos podemos correr PELA VIDA!
Um dia Pela Vida (UDPV) da Liga Portuguesa Contra o Cancro é um projecto realizado em comunidades pequenas com a duração de 4 a 5 meses e que tem três objectivos principais:
Educação para a prevenção.
Angariação de fundos para a Liga.
Dar a conhecer ao público a Liga Portuguesa Contra o Cancro e todo o seu trabalho.
Já vamos no 17º UDPV em Portugal. O primeiro decorreu em 2005 em Coruche. Já se realizou este projecto em Elvas, Mertola, Ponte de Lima, Lamego, Seia, Mertola, Azeitão, Redondo, Caldas da Rainha, Almeirim, Moura,Guimarães, Castelo-Branco, Funchal,...neste momento, decorre em Benavente ´com a festa de encerramento a 21 de Novembro.Os próximos a realizar serão:
Maia - 12 Dez a 17 Abril
Viana do Castelo - 16 Jan a 8 Maio - Núcleo Regional Norte (LPCC_NRN)
Abrantes - 28 Nov a 20 Março - Núcleo Regional Sul (LPCC- NRS) Para saber mais informações sobre o evento "Um dia Pela Vida" visite os sites:
por: Noélia Macedo
FONTE:
RTP - PORTUGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário