segunda-feira, 16 de novembro de 2009

GRIPE A

Grávida dá à luz nado-morto após vacina da gripe A - PORTUGAL
Nova polémica
por RTP actualizado às 09:20 - 16 Novembro '09
Hospital abre inquérito no caso da mulher grávida que foi vacinada dias antes de dar à luz um nado-morto de 34 semanas
A mãe do bebé tinha sido vacinada a 10 de Novembro contra o vírus H1N1, sendo pouco depois internada com suspeitas de que o bebé estaria morto, o que veio a verificar-se este domingo, dia 15.
Fonte do Ministério da Saúde indicou que "a autópsia será feita no hospital Egas Moniz o mais rapidamente possível.
"Os resultados levam alguns dias após a realização da autópsia", pelo que "não deverão chegar antes do meio da semana", acrescentou a mesma fonte.
Apesar de não estabelecer relação entre a vacinação e a morte do bebé, a direcção do hospital ordenou a abertura de um inquérito.
A direcção do hospital sublinhou ainda que a ocorrência de nados-mortos sem causa prévia em Portugal tem a média de um caso por dia.
Família da grávida relaciona morte com vacina
A grávida de 34 semanas perdeu o bebé no sábado, escassos dias após ter sido vacinada contra a gripe A, factos que os familiares suspeitam estar ligados.
Ouvido pela Agência Lusa, o cunhado da mulher de 31 anos explicou que depois de na quarta-feira ter sido vacinada a grávida começou a queixar-se de dores no corpo e mal-estar geral, notando que o bebé ora se mexesse mais do que o normal ora não se mexesse.
"No sábado de manhã foi ao Centro de Saúde de Portalegre, onde a médica que a assistiu verificou que o batimento cardíaco do feto era baixo, mas existia, e aconselhou-a a ir para casa e a voltar no dia seguinte para ver como estava", explicou aquele familiar.
A grávida iria ao Hospital de Portalegre por volta do meio-dia, ficando então a saber que o coração do feto tinha parado.
"Não podemos dizer que tenha sido da vacina até porque anteriormente já tinha havido um episódio em que o batimento cardíaco do bebé estava muito acelerado. A realidade é que a partir daí (da vacinação) se desenvolveram uma série de reacções", acrescentou este familiar.
Arranca nova fase de vacinação
Esta segunda-feira começa a vacinação contra a gripe A das crianças entre seis e 24 meses sem qualquer patologia.
Os pais devem contactar os centros de saúde para saber o dia e a hora a que a vacina está disponível.
Esta nova fase da vacinação vai incluir cerca de 145 mil vacinas.
FONTE:
RTP - PORTUGAL
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Gravida-da-a-luz-nado-morto-apos-vacina-da-gripe-A.rtp&article=295449&layout=10&visual=3&tm=35

Nenhum comentário:

Postar um comentário