segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Noite de Cristal"

Alemanha
Comunidade judaica lembra que é aniversário da "Noite de Cristal"
por Lusa - Hoje

A Alemanha não deve esquecer que 09 de Novembro não é apenas o aniversário da queda do Muro de Berlim, mas assinala também a "Noite de Cristal" em 1938, prelúdio do Holocausto, lembrou hoje a comunidade judaica alemã.
"Claro que podemos e devemos lembrar os momentos históricos" vividos pelos alemães há 20 anos quando "as portas da liberdade se abriram", afirmou em comunicado Charlotte Knobloch, presidente do conselho central dos judeus da Alemanha.
"As pessoas podem celebrar, mas ao mesmo tempo não podemos esquecer (...) que há 71 anos, a perseguição de Novembro foi o início do abrir de portas de Auschwitz", acrescentou.
O Presidente alemão, Horst Koehler, lembrou também que o 09 de Novembro de 1938 e de 1989 estão irremediavelmente ligados.
Os alemães aprenderam a lição da sua história entre 1933 e 1945 e só por isso o mundo teve confiança e permitiu mais tarde a reunificação das duas Alemanhas, disse o Presidente.
Na "Noite de Cristal" de 09 de Novembro de 1938, centenas de sinagogas e milhares de lojas e casas que eram propriedade de judeus foram danificadas ou destruídas em toda a Alemanha. Noventa judeus morreram e perto de 30 mil foram detidos e depois enviados para campos de concentração.
FONTE:
DN GLOBO
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1415493&seccao=M%E9dio Oriente

Nenhum comentário:

Postar um comentário