sexta-feira, 27 de novembro de 2009

RELATÓRIO

A "vergonha" do arcebispo de Dublim
por L.R.
Diarmuid Martin, arcebispo de Dublim, manifestou as suas "desculpas, pesar e vergonha" face ao conteúdo de um relatório ontem tornado público. Ao longo de mais de 700 páginas, o documento revela como a Igreja Católica irlandesa encobriu os abusos sexuais cometidos por padres em centenas de crianças, durante décadas.
O relatório, tronado público após três anos de investigação, também não poupa a Gardai - polícia irlandesa - que ignorou numerosas acusações de abusos sexuais cometidos por padres, considerando que tal não era do seu pelouro.
"A preocupação da arquidiocese de Dublim na gestão de casos de abuso sexual de crianças, pelo menos até meados dos anos 90, foi a de manter o segredo, evitar o escândalo, proteger a reputação da Igreja e preservar os seus bens", revela o texto, que denuncia a atitude de quatro arcebispos, na arquidiocese mais importante do país, entre 1975 e 2004.
Mais de 320 queixas foram analisadas, envolvendo 46 padres, um dos quais reconheceu ter abusado de mais de cem crianças. "Catálogo de actos maléficos cometidos em nome do que era considerado o bem geral", foi como o ministro da Justiça irlandês, Dermot Ahern, classificou o documento.
FONTE:
DN GLOBO
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1431766&seccao=Europa
FOTO:
http://www.ezifocus.com/content/thefocus/archive/index.php?issueid=&searchterm=&start=0&articleid=54300749

Nenhum comentário:

Postar um comentário