quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Portugal: detectadas quatro reacções adversas à vacina da Gripe A

Vírus
Portugal: detectadas quatro reacções adversas à vacina da Gripe A
Económico 05/11/09 13:30

Portugal registou, até ao momento, quatro notificações de reacções adversas à vacina contra a gripe A, que começou a ser administrada no dia 26 de Outubro.
Fonte da autoridade nacional que regula o medicamento (Infarmed), revelou à Lusa que o Sistema Nacional de Farmacovigilância recebeu quatro notificações de reacções adversas à vacina Pandemrix.
"As reacções relatadas incluíram dor e edema no local da injecção, bem como febre ligeira e indisposição", acrescentou o Infarmed.
A mesma fonte disse que estas reacções estão "descritas no respectivo Resumo das Características do Medicamento (RCM)" e que as mesmas evoluíram para "a cura total dos sintomas".
Recorde-se que apesar de aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e escolhida pela Agência Europeia do Medicamento para ser usada em todos os Estados membros, a Pandemrix foi rejeitada pelas autoridades norte-americanas por conter escaleno e tiomersal, substâncias que, alegadamente, provocam alterações no sistema imunitário.
Também a Suíça impôs restrições à administração da Pandemrix, relativamente às grávidas, crianças, jovens até aos 18 anos e adultos com mais de 60 anos, justificando a decisão pela presença do adjuvante AS03 na composição da vacina do laboratório GlaxoSmithKline.

FONTE:

ECONOMICO - PORTUGAL

http://economico.sapo.pt/noticias/ja-foram-notificadas-em-portugal-quatro-reaccoes-adversas-a-vacina-da-gripe-a_73700.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário