segunda-feira, 30 de novembro de 2009

INVESTIGAÇÃO

Polícia holandesa grampeia 2254 chamadas por dia
Uma investigação será realizada sobre o assombroso número de telefones grampeados na Holanda. O ministro da Justiça, Ernst Hirsch Balin, prometeu ao parlamento avaliar porque tantas ligações telefônicas são gravadas. No primeiro semestre de 2009, a polícia holandesa grampeou 13.223 telefones. Uma média de 2.254 ligações são monitoradas todos os dias.
A França, cuja população é três vezes maior que a da Holanda, grampeou aproximadamente o mesmo número de telefones no ano de 2008 inteiro. Autoridades holandesas têm dez vezes mais probabilidade de terem seus telefones grampeados que autoridades nos Estados Unidos.
Custos
O parlamento holandês perguntou ao ministro quanto custa todo este monitoramento. Apenas os custos de tradução são gigantescos. O Partido Verde (Groen Links) também quer saber se as pessoas são informadas posteriormente sobre o fato de que seus telefones foram grampeados, o que é uma exigência legal. O partido não acredita que isso aconteça.
O parlamento ainda está exigindo saber qual a exata divisão dos que estão realizando o monitoramento dos telefones – uma combinação entre a polícia, o serviço de inteligência e a inteligência militar.
Os políticos querem que a investigação diga mais sobre qual é a eficiência dos grampos e querem uma comparação com os custos de outras técnicas de investigação.
Prevenção ao crime
O ministro da Justiça disse ao parlamento que os grampos são atualmente utilizados para confirmar que crimes aconteceram e também numa tentativa de preveni-los.
O parlamento também pediu ao ministro para fazer comparações com países vizinhos como Alemanha e Bélgica, onde os grampos de telefone são muito menos usados. O ministro foi relutante, dizendo que uma comparação com estes dois países não seria justa, uma vez que têm sistemas legais diferentes.
FONTE:
RADIO NEDERLAND WERELDOMROEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário