terça-feira, 10 de novembro de 2009

CLIMA

Clima/AIE
Agência Internacional de Energia alerta para catástrofe ambiental
Reportagem publicada em 10/11/2009 Última atualização 10/11/2009 15:22 TU
Detalhe da capa do relatório sobre situação energética no mundo em 2009.Foto: DR
A AIE (Agência Internacional de Energia) divulgou um relatório nesta terça-feira afirmando que nos próximos 20 anos, o petróleo, o gás e o carvão continuarão a ser as principais fontes de energia, piorando o aquecimento global. Até 2030, segundo o documento, seria necessário um investimento de 10,5 trilhões de dólares para evitar uma catástrofe ambiental. De acordo com a AIE, cerca da metade dos recursos deveriam ser destinados a melhorias no sistema de transportes, e o restante, distribuído entre o setor da construção civil, as centrais elétricas e a pesquisa de biocombustíveis.
Segundo a AIE, se os países ricos e emergentes continuarem a poluir indiscriminadamente, o petróleo, o gás e o carvão representariam 80% do consumo de energia em 2030. Com isso, a temperatura global poderia subir seis graus. Em 100 anos, a temperatura da Terra subiu 0,7%.
Se os países investirem massivamente em energias renováveis em políticas de desenvolvimento sustentável, controlando as emissões de gases poluentes, o consumo anual de energia aumentaria 0,8% em vez de 1,5% - uma economia que poderia diminuir o aumento da temperatura global em 2 graus.
O relatório ainda destaca que "é chegado o momento de partir para a ação", numa referência à Conferência de Copenhague, que acontece em dezembro e substituirá o protocolo de Kyoto, que expira em 2012. A pouco menos de um mês do início do encontro, os países ocidentais ainda não definiram uma meta de redução de gases poluentes. O Brasil defende uma diminuição de 40% até 2020.
FONTE:
RFI - RADIO FRANCE INTERNATIONALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário