terça-feira, 3 de novembro de 2009

Quase 30% dos soropositivos da UE ignoram estar infectados com aids

A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (26/10) que quase 30% das pessoas contaminadas na Europa desconhecem que estejam com o vírus da aids. A comissária europeia de Saúde, Androulla Vassiliou, advertiu que com isso aumentam os riscos de contaminação de outras pessoas.
Entre 2001 e 2007, o número de pessoas com o vírus HIV na Europa passou de 1,5 milhão para 2,2 milhões (das quais 730 mil residem na União Europeia), indica um relatório divulgado pela Comissão.
Somente no ano de 2007, foram registradas 50 mil novas infecções na UE, Rússia e Ucrânia. Os três países onde é mais alto o percentual de contaminados em relação ao total de habitantes são a Ucrânia (1,6%), a Estônia (1,3%) e a Rússia (1,1%).
No Leste Europeu, o vírus se propaga essencialmente entre os dependentes de drogas que partilham seringas. Este é o caso na Ucrânia, Belarus e Moldávia, Letônia, Estônia e Polônia. Na UE, os novos casos surgem majoritariamente em decorrência de relações sexuais entre homens, em particular no Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Portugal e Bélgica.
FONTE:
DW-WORLD.DE - DEUTSCHE WELLE - ALEMANHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário