quinta-feira, 25 de março de 2010

Ingestão de fibras

Ingestão de fibras ajuda a diminuir infecções

Alimentação rica em fibras é boa para o sistema imunológico, mas fique atento às diferenças dos alimentos
Fibras solúveis – que podem ser achadas em aveia, maçãs, alguns tipos de nozes e vários cereais matinais ou pães integrais – podem reduzir o risco de inflamações associadas a condições de sobrepeso e obesidade e melhorar o sistema imunológico. “A fibra solúvel muda as células do sistema imunológico – elas mudam de células pró-inflamatórias para células anti-inflamatórias com propriedades curativas que nos ajuda sarar mais rapidamente das infecções”, diz Gregory Freund, pesquisador da Universidade de Illinois, EUA.
Isso acontece, explica o pesquisador, porque a fibra solúvel aumenta a produção de uma proteína anti-inflamatória chamada interleucina-4. O estudo, publicado no periódico Brain, Behavior and Immunity, acompanhou a evolução de modelos animais por seis semanas e observou como o sistema imunológico das cobaias respondia a uma infecção bacteriana.
“Após duas horas do início da infecção, os animais que haviam consumido mais fibras tinham apenas metade dos sintomas da doença e acabaram se recuperando na metade do tempo dos outros”, diz Christina Sherry, outra pesquisadora envolvida no estudo. “Em apenas seis semanas o sistema imunológico desses animais mudou radicalmente.”
Obesidade
Já se sabe que a obesidade está ligada a condições inflamatórias, e as descobertas da equipe de Freund poderiam contribuir positivamente para a condição. “Queremos achar maneiras de compensar os efeitos negativos da obesidade, como as altas de glicose no sangue e o excesso de triglicérides. Ao complementar uma dieta rica em gorduras com alimentos ricos em fibras solúveis poderíamos diminuir os sintomas da diabetes, por exemplo”, diz o pesquisador.
Os pesquisadores recomendam a ingestão de 28 a 35 gramas de fibras por dia, mas o mais complexo é saber que tipos de fibras determinados alimentos fornecem. Tabelas fornecidas por fabricantes de alimentos, por exemplo, não especificam esse tipo de informação.
Outras fontes naturais de fibra solúvel são: farinha de aveia, cevada, nozes, sementes em geral, lentilhas, frutas cítricas e cenouras. Já as fibras insolúveis – que são ótimas também, mas não ajudam o sistema imunológico – são mais comuns no arroz integral, farinha de trigo e diversos vegetais.
Com informações da University of Illinois

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário