quinta-feira, 25 de março de 2010

Doença de Rhesus

Australiano com sangue raro já salvou milhões de bebés
por DN.pt - Hoje
James Harrison, um australiano de 74 anos com um tipo sanguíneo raro, já salvou a vida de 2,2 milhões de recém nascidos, incluindo o próprio neto.
Segundo o Globo.com, que cita o Sydney Morning Herald, o plasma sanguíneo de James Harrison tem sido utilizado na criação de uma vacina, ministrada às grávidas, para evitar que os seus filhos venham a sofrer da doença de Rhesus, que causa uma incompatibilidade entre o feto e a mãe. Uma doença que ocorre quando o sangue da mãe é Rh- e o do bebé Rh+, provocando a criação de anticorpos na mãe que atacam o sangue do bebé.
A vacina Anti-D previne a formação de anticorpos contra eritrócitos Rh-positivos em pessoas Rh-negativas, no entanto, o sangue de Harrison é capaz de combater essa situação, mesmo depois do nascimento da criança, prevenindo assim a doença.
Conforme explica o Globo.com, após as primeiras doações de sangue à cruz vermelha australiana, foi descoberta essa qualidade única do sangue de James Harrison, que passou a ser conhecido como "o homem do braço de ouro" e já salvou a vida a 2,2 milhões de recém nascidos australianos.
Harrison, que nunca tinha pensado em doar sangue, tornou-se voluntário para pesquisas e testes científicos que resultaram no desenvolvimento da vacina Anti-D que combate a doença de Rhesus, causa de morte e de danos cerebrais em milhares de recém nascidos na Austrália. Ao longo de mais de dez anos, James Harrison já fez 984 doações de sangue e estima-se que ainda chegue às mil doações ainda este ano. O seu sangue é considerado tão especial que recebeu um seguro de vida no valor de um milhão de dólares australianos, adianta o Globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário