segunda-feira, 15 de março de 2010

Temporal na África Austral

Chuvas mataram hoje 12 pessoas em Angola e oito na Zâmbia
15.03.2010 - 16:03 Por PÚBLICO

Doze pessoas foram mortas pela forte chuvada que hoje caiu na capital angolana, disse à Reuters o vice-governador da província de Luanda encarregado da área técnica, Bento Soyto.
“A maior parte das vítimas morreu depois de as suas casas se terem desmoronado devido à chuva. Eram residências muito rudimentares e ilegais”, explicou aquele funcionário, a propósito das inundações e derrocadas de terras verificados de madrugada.
O temporal deixou dezenas de pessoas sem casa, numa área urbana onde se concentra mais de um terço da população total de 16,5 milhões que há em Angola.
Por outro lado, na vizinha Zâmbia as chuvas torrenciais mataram oito pessoas e desalojaram centenas, tendo as águas danificado estradas, pontes e edifícios públicos. As comportas da barragem de Kariba, na fronteira com o Zimbabwe, foram abertas, o que aumenta a possibilidade de um maior caudal do rio Zambeze e de novas inundações em Moçambique.
O ano passado as fortes chuvas no Malawi e na Zâmbia causaram em Moçambique inundações nas quais morreram 45 pessoas e 285.000 ficaram desalojadas.
As Nações Unidas têm estado nesta última semana a reunir mantimentos para fornecer a cerca de 130.000 pessoas da África Austral que se encontram em estado de alerta devido a semanas de chuvas torrenciais em Moçambique, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe.
As províncias moçambicanas em estado de alerta são as de Tete, Manica, Sofala, Zambézia, Nampula e Inhambane.
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário