terça-feira, 23 de março de 2010

AGRIÃO

Agrião aos molhos para saúde vitaminada

Óptima fonte de fibra e de antioxidantes, tem propriedades anticancerígenas. É rico em ferro, potássio, fósforo, cálcio, ácido fólico e vitaminas A e C.
Planta semiaquática da família Brassicaceae, a que pertencem também as couves e os nabos, tem um sabor forte e característico, conferido pelo elevado teor em glucosionatos. Estes compostos são responsáveis pelo sabor amargo e algo picante das nabiças, rúcula e sobretudo mostarda.
O sabor amargo acentua-se com o desenvolvimento da planta e atinge o pico máximo na altura da floração. Daí ser preferível optar pelas folhas jovens, também mais tenras, para preparar saladas de Inverno, com elevado valor nutritivo. Com o tempo, as folhas perdem água e tornam-se menos adequadas para preparar saladas. Mas continuam óptimas para sopas.
Cultivado durante a estação fresca em terrenos cobertos de água (agrieiras), há que ter o máximo cuidado com a origem do agrião. Não consuma plantas selvagens, sobretudo se colhidas nas proximidades da criação de animais. Em causa, está o risco de infecção com um parasita (Fasciola hepatica) que ataca o fígado. As colhidas em agrieiras são seguras, dado a qualidade da água ser controlada com frequência.
Os agriões devem estar viçosos e apresentar folhas firmes na hora da compra. Conserve no frigorífico, em recipiente fechado, durante dois ou três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário