segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Estudo das Profecias

Estudo das Profecias
Sexta palestra da série Profecias para o Tempo do Fim.
Trata-se da série conduzida pelo Pr. Roberto Motta diretamente da Cidade de Mirassol/SP, tratando de forma abrangente os tópicos da profecia bíblica para os últimos dias.

FURACÃO

Furacão ganha força e segue para a costa dos EUA
O furacão Earl avança com ventos de mais de 200 km/h
Um furacão com ventos de mais de 200 km/h e chuvas torrenciais avança pelo Caribe e pode chegar entre a quinta-feira e a sexta-feira aos Estados Unidos.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o furacão Earl, de categoria 3 (na escala Saffir-Simpson de intensidade, que vai de 1 a 5) estava às 12h (hora de Brasília) a cerca de 230 km a nordeste de San Juan, capital de Porto Rico.
Os meteorologistas dizem que o fenômeno, que vem ganhando força, segue na direção noroeste e não ameaça o Estado Americano da Flórida.
Ele pode atingir terra firme nos Estados Unidos na região da costa dos Estados da Carolina do Norte e Virgínia.
O Centro Nacional de Furacões emitiu alerta de furacões para várias ilhas caribenhas, entre elas as de St. Marteen e as Ilhas Virgens Britânicas e Americanas.
A expectativa é de que o furacão ganhe ainda mais força nas próximas horas.
FONTE

ÁGUA

Estudo prova que água antes das refeições emagrece
por DN.pt Hoje

Um estudo do Virginia Polytechnic Institute and State University, nos Estados Unidos, comprovou que a dieta mais simples do mundo é composta apenas por dois copos de água antes das refeições.
A professora Brenda Davy, do Departamento de Nutrição Humana, Alimentos e Exercício na Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida Humana, demonstrou que os participantes na pesquisa perderam (em média) 5 quilogramas em três meses.
A cada refeição, cada pessoa ingeria menos 70 a 90 calorias, chegando a quase 300 por dia. Uma descoberta que controla o apetite e não requer prescrição médica, nem tem efeitos colaterais e tão pouco é dispendiosa.
O segredo do emagrecimento é simples: a água enche o estômago e com o estômago cheio as pessoas têm menos fome.
“Descobrimos em estudos anteriores que pessoas de meia idade e idosas que bebiam dois copos de água antes das refeições comiam menos entre 75 a 90 calorias. Neste estudo recente, verificamos que ao longo de 12 semanas, as pessoas de dieta que beberam água antes das três principais refeições perderam cerca de 5 quilos em relação àqueles que não aumentaram o consumo de água. As pessoas deviam beber mais água e menos refrigerantes”, declarou Brenda Davy ao jornal britânico Daily Mail.
A professora recordou que a experiência do quotidiano já tinha sugerido que a água era benéfica para a perda de peso. Mas havia pouca informação científica sobre o tema. Estudos anteriores sugeriam que beber água antes das refeições reduz o consumo de calorias. Só que segundo Davy faltavam até agora provas de um ensaio clínico aleatório e controlado que comparasse a perda de peso entre as pessoas em dieta e outras que não tivesses esse hábito.
No estudo participaram 48 adultos com idades entre 55 e 75 anos, divididos em dois grupos. Um grupo bebia dois copos de água antes das principais refeições e o outro não. Todos os indivíduos fizeram uma dieta de baixas calorias durante o estudo.

França

Paris vai alterar lei para repatriar em caso de roubos ou mendicidade agressiva
O Governo francês vai apresentar um projecto de alteração da lei que vai permitir repatriar estrangeiros em caso de «ameaça à ordem pública devido a roubos repetidos ou mendicidade agressiva»
O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Imigração francês, Eric Besson, que garantiu que uma «alteração da lei será apresentada com esse objectivo».
«Precisamos de aumentar as possibilidades [legais] para poder emitir ordens de deportação por ameaça da ordem pública em conexão com actos de roubo ou mendicidade agressiva» , explicou o governante francês.
Lusa / SOL

Estado de alerta

Vulcão indonésio entra em erupção após 400 anos
Ao todo, a Indonésia abriga mais de 400 vulcões
30/08/2010

Homem e seu filho observam o vulcão Sinabung (Fonte: AFP)
Moradores se protegem em abrigo (Fonte: AFP)
Em menos de 24 horas, o vulcão Sinabung, que fica ao norte da ilha indonésia de Sumatra e tem 2.460 metros, entrou em erupção duas vezes depois de passar 400 anos adormecido. Desde domingo, 29, mais de 20 mil pessoas tiveram que ser levadas para abrigos.
Vulcão Sinabung (Fonte: EPA)
Após voltar à atividade na manhã deste domingo, o vulcão entrou em erupção novamente na madrugada desta segunda-feira, 30. A coluna de fumaça e cinzas lançada pelo Sinabung alcançou dois quilômetros de altura.
Nível máximo de alerta População se protege da fumaça (Fonte: A Bola)
Autoridades enviaram caminhões, ônibus e ambulâncias para a região do vulcão a fim de retirar os moradores de 17 aldeias. Dois aldeões morreram por causa de ataques cardíacos. O diretor do centro indonésio de alerta de desastres vulcanológicos afirmou que o órgão optou pelo nível máximo de alerta. Segundo o chefe das equipes de socorro, as cinzas do Sinabung se espalharam a 30 km de distância do vulcão.
A última erupção registrada do vulcão Sinabung foi no ano de 1600. A Indonésia se situa no “cinturão de fogo” do Pacífico e abriga mais de 400 vulcões. Deste total, pelos menos 129 continuam ativos.
Fontes: Estadão - Vulcão indonésio entra em erupção pela segunda vez , AFP - Vulcão desperta depois de 400 anos na Indonésia: milhares de evacuados , Opinião e Notícia

domingo, 29 de agosto de 2010

Como parar de Fumar em 5 Dias

Como parar de Fumar em 5 Dias
Como parar de Fumar em 5 Dias
FONTE

DEIXAR DE FUMAR

Saúde 29/08/2010 06h10min
Cigarro ainda é primeira causa de morte evitável no planeta
Cerca de 17,5% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo ainda ocupa o topo da lista de causas de mortes evitáveis no planeta. Neste domingo, dia 29 de agosto, quando é comemorado mais um Dia Nacional de Combate ao Fumo, a data serve de alerta para uma situação ainda bastante preocupante no País.

A OMS estima que um terço da população mundial adulta seja fumante, o que significa cerca de 1,2 bilhão de pessoas. As mortes devido ao uso de tabaco correspondem a 4,9 milhões ao ano, ou seja, 10 mil mortes ao dia.
Professora de Enfermagem em Saúde Pública do Complexo Educacional FMU, Valéria Leonello relata que pesquisas recentes indicam que o percentual de fumantes vem caindo no Brasil. No entanto, a situação não deixou de ser alarmante.
— Embora alguns países tenham um índice maior de tabagismo quando comparados ao Brasil, termos cerca de 15% da população brasileira usuária de produtos derivados do tabaco é, no mínimo, preocupante — afirma.
Um estudo do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostra que 17,5% da população brasileira com mais de 15 anos usa produtos derivados do cigarro.
— Isso representa um contingente de 25 milhões de pessoas — frisa ela.
No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).
Para Valéria, a Lei Antifumo do Estado de São Paulo, em vigor há um ano, já apresenta resultados positivos e pode servir de exemplo para o resto do país. Foi constatada uma redução de até 73,5% nos níveis de monóxido de carbono em bares, restaurantes e casas noturnas, de acordo com um estudo do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas em cerca de 700 estabelecimentos.
— Os freqüentadores e funcionários desses estabelecimentos foram alguns dos grandes beneficiados pela lei. Os estudos estão começando a ser desenvolvidos, afinal, temos só um ano de aplicação da lei, mas vários meios de comunicação vêm fazendo enquetes com a população, que já considera a lei um suporte ou apoio para quem deixou ou quer deixar o hábito de fumar — avalia a professora.
Aproveitando o Dia Nacional de Combate ao Fumo, Valéria aponta que deixar o vício do cigarro é uma decisão que, na maior parte dos casos, deve ser acompanhada com a procura por ajuda profissional e apoio de pessoas próximas.
— Parar de fumar sem ajuda pode até ser possível, mas com ajuda e apoio é bem mais efetivo. Em geral, as pessoas que fumam têm muita dificuldade em deixar o vício — diz. Segundo a professora, apenas a informação não muda o comportamento das pessoas.
— A decisão de parar de fumar tem que vir associada a uma série de outros elementos, como apoio psicossocial, acompanhamento médico, trabalhos grupais, etc. Esses recursos somados à informação fortalecem a capacidade do indivíduo em mudar esse hábito — finaliza. Conheça os males do cigarro:
FONTE

SUMATRA-INDONESIA

Volcán entra en erupción en Sumatra, Indonesia
Redacción
BBC Mundo
domingo, 29 de agosto de 2010 - 10:45 GMT

La actividad del volcán empezó a percibirse el viernes.
Muchos evacuados tras la entrada en erupción del volcán Monte Sinabung, al norte de la isla de Sumatra, en Indonesia están regresando a sus hogares tras una reducción de la actividad volcánica.

Priyadi Kardono, funcionario de la Agencia Nacional de Gestión de Desastres, le dijo a la BBC que más de 10.000 personas habían sido evacuadas.
La corresponsal de la BBC en Yakarta Karishma Vaswani informa que, sin embargo, muchas de las personas evacuadas decidieron regresar a sus casas después de informes sobre un descenso en la actividad del volcán.
Según el Centro indonesio de Vulcanología, la última vez que el Semarang entró en erupción fue hace unos 400 años.
La actividad del volcán empezó a percibirse el viernes y en las últimas horas comenzó a lanzar ceniza y humo hasta 1.500 metros de altura.
Alerta roja
Algunos testigos aseguraron haber visto lava saliendo del cráter del volcán desde varios kilómetros de distancia.
Igualmente dicen que la lavaprovocó varios incendios en bosques y campos agrícolas
Las autoridades enviaron a la zona docenas de camiones, autobuses y ambulancias para evacuar a los residentes, según informó la agencia EFE.
Pese a la disminición de la actividad, todavía la zona se mantiene en alerta roja.
Se han dispuesto campamentos para dar refugio a todos aquellos que no desea aún volver a sus domicilios.
Indonesia se asienta sobre el llamado Anillo de Fuego del Pacífico, un área de gran actividad sísmica y volcánica.

FUENTE

GITANOS

Comité de la ONU critica a Francia por expulsión de gitanos
Gerardo Lissardy
BBC Mundo, París

La presión internacional aumenta ante la decisión del gobierno francés de deportar gitanos.
El comité de las Naciones Unidas contra el racismo reclamó a Francia evitar las expulsiones colectivas de gitanos y advirtió por el aumento de casos de violencia y discriminación a miembros de esa comunidad en el país.
El gobierno francés respondió de inmediato al comunicado de la ONU emitido este viernes en Ginebra y aseguró que el país respeta plenamente sus compromisos internacionales.
La reacción de París supone otra señal de que el presidente Nicolas Sarkozy está dispuesto a mantener su campaña policial para repatriar gitanos a Europa oriental, pese a la inquietud que causa en diversos ámbitos.
clic Lea también: El Consejo de Europa acusa a Francia de estigmatizar a gitanos
El gobierno francés también indicó que Sarkozy se apresta a impulsar otra idea cuestionada por el comité de la ONU: sacarle la ciudadanía francesa a personas nacidas en el exterior que cometan ciertos delitos.
Discursos políticos
Los 18 expertos del Comité de la ONU para la Eliminación de la Discriminación Racial (CERD, por sus siglas en inglés) pidieron a Francia "evitar en particular las repatriaciones colectivas" de gitanos.
Citando motivos de seguridad, Francia anunció a fines de julio una ofensiva para evacuar 300 campamentos gitanos y acelerar la expulsión de miembros de esa comunidad a sus países de origen, Rumania y Bulgaria.
Según datos oficiales, en lo que va del año esas expulsiones ascienden a 8.300, incluidas las de 283 gitanos enviados a Rumania este jueves, y la suma ya supera la de todo el año pasado (7.875).
En las últimas semanas, la policía francesa también desmanteló más de un centenar de campamentos gitanos ilegales en el país.
clic Vea: Francia empezó a expulsar gitanos
En su comunicado, el CERD manifestó su preocupación porque las expulsiones de gitanos desde Francia se hayan hecho sin el "consentimiento libre" de las personas involucradas.
También expresó inquietud por el "aumento de incidentes y violencia de carácter racista contra los gitanos" y por "discursos políticos discriminatorios" en Francia.
El comité de la ONU reclamó "soluciones duraderas" para integrar a esa comunidad en el país, con acceso a educación, salud y vivienda.
Escrupulosamente
En respuesta al informe de la ONU, la Cancillería francesa aseguró en un comunicado que el país "respeta escrupulosamente la legislación europea" y sus compromisos internacionales sobre derechos humanos.
Pero sostuvo que el derecho a permanecer en Francia que tienen los rumanos y búlgaros como ciudadanos europeos depende de que respeten el orden público y tengan "recursos suficientes".
El gobierno francés sostiene que sus expulsiones de gitanos son "voluntarias" a cambio de una suma equivalente a unos US$ 380 por adulto y unos US$ 130 por niño.
Sin embargo, los críticos replican que quienes no aceptan esas compensaciones son amenazados con una expulsión forzosa más tarde, sin dinero a cambio.
El gobierno francés respondió al comunicado alengando que cumple todos los acuerdos internacionales.
La comisaria europea de Justicia, Viviane Reding, manifestó esta semana su inquietud por las expulsiones de gitanos de Francia y anunció que pidió un análisis para determinar si cumplen con las normas continentales.
La política francesa sobre los gitanos también ha sido criticada por Amnistía Internacional y por el Vaticano, así como por miembros de diferentes partidos políticos locales, incluido el de Sarkozy.
No obstante, esta semana una encuesta de la empresa CSA indicó que 48% de los franceses apoyan las medidas del gobierno y otro sondeo de Opinionway señaló que el respaldo alcanza a dos tercios de la población.
¿Ahora la ciudadanía?
En medio de la polémica por los gitanos, el ministro francés de Inmigración, Eric Besson, anunció que Sarkozy avanzará en su idea de retirar la ciudadanía francesa a ciertos criminales nacidos en el exterior.
Besson dijo este viernes que Sarkozy celebrará una reunión ministerial la próxima semana para discutir el tema.
Sarkozy sostuvo hace algunas semanas que los franceses que hayan nacido en el extranjero y sean condenados por poner en riesgo la vida de policías o funcionarios públicos deberían perder su ciudadanía.
La idea generó protestas de opositores y defensores de los derechos humanos que advierten sobre el riesgo de asociar criminalidad con inmigración.
En su informe de este viernes, el comité de la ONU contra el racismo expresó su inquietud porque Francia pueda tomar medidas en materia de ciudadanía "con consecuencias discriminatorias basadas en el origen" de las personas.

EXPULSÕES DE CIGANOS

Franceses aprovam expulsões de ciganos, segundo o jornal Le Figaro
Artigo publicado em 27 de Agosto de 2010
Jornais franceses desta sexta-feira. rfi
Ana Carolina Dani
O jornal conservador Le Figaro traz, na manchete desta sexta-feira, resultado de pesquisa que mostra que a maioria dos franceses aprova o endurecimento da política de segurança do presidente francês Nicolas Sarkozy contra os ciganos instalados ilegalmente no país.
Segundo a sondangem, 69% das pessoas interrogadas aprovam o desmantelamento de acampamentos irregulares de ciganos na França e 65% se declaram favoráveis às expulsões. Os eleitores da Frente Nacional, o partido de extrema direita, são os que mais aprovam a política de Sarkozy : 97% são a favor. Entre os eleitores do partido UMP, do governo, 92% apoiam as medidas. E entre os eleitores de esquerda e do partido verde, 40% de declararam favoráveis.
A sondagem vai ainda mais longe e demonstra que 28% dos franceses questionados pensam que o presidente Nicolas Sarkozy é o mais bem preparado para lutar contra a insegurança na França. Em segundo lugar vem Marine Le Pen, da Frente Nacional, o partido de extrema direita francês.
Economia
O jornal católico La Croix se interessa, nesta sexta-feira, por economia e pergunta, na primeira página, se é possível acreditar na recuperação econômica mundial. "A Europa apresenta sinais de recuperação, assim como o emprego na França e o crescimento econômico na Alemanha. Mas a situação nos Estados Unidos parece se deteriorar", pondera o La Croix.
O Jornal faz uma comparação entre diversas regiões e países do mundo. Na França, o crescimento do emprego é tímido. Na Asia, a China vai bem, mas o Japão se estagna. No Reino Unido, os planos de austeridade implementados pelo governo representam um risco. Nos Estados Unidos, o mercado imobiliário volta a dar sinais inquietantes de fraqueza, com queda na venda de imóveis antigos.
O melhor analisado é o Brasil. Segundo o La Croix, o país superou bem a crise mundial. Apresenta hoje um crescimento sustentável e queda no desemprego. Uma situação que, segundo os analistas, deve se manter a médio prazo, afirma o La Croix.

CIGANOS ROMENOS

Ciganos romenos: um problema pan-europeu
por Corneliu Popa, correspondente da Rádio Roménia
Os repatriamentos, em curso, dos ciganos romenos e búlgaros de França fizeram correr rios de tinta e levantaram questões jurídicas e morais que prometem dominar o debate europeu nos próximos meses.

Até final de Agosto, cerca de 950 ciganos romenos terão sido recambiados para o país de origem, mas sem proibição de viajar ou de regressar a França. Sem empregos, sem recursos próprios e sem apoios da segurança social romena, muitos dos ciganos repatriados decidirão que não compensa ficar na Roménia, um dos países mais afectados pela crise económica que abala o mundo. À saída de França receberam 300 euros por adulto e 100 euros por menor, que alguns consideraram como um subsídio de férias para visitar a família enquanto preparam o regresso ao Ocidente.
Durante décadas de ditadura comunista, os ciganos foram marginalizados e quase apagados do mapa demográfico da Roménia. O Estado comunista, opressor, obrigou-os a uma integração social forçada, que lhes serviu de argumento para exigirem, depois da Revolução de 1989, direitos suplementares. A própria França liderou, nos anos 90, as vozes que defendiam com veemência os direitos dos ciganos romenos.
No meio da euforia democrática e no estilo próprio da sua cultura, os ciganos romenos designaram o seu rei, o seu imperador, fundaram um partido político e até acederam ao Parlamento, onde ainda ocupam um lugar cativo, como acontece, aliás, com todas as minorias étnicas da Roménia. Com a abertura das fronteiras e a adesão da Roménia à UE, depressa descobriram, como declarava um dos repatriados da semana passada, que "mais vale ser mendigo no estrangeiro do que trabalhar na Roménia". Às dificuldades económicas e de integração da comunidade cigana, acrescenta-se o estigma social que associa a palavra "cigano" a "mendigo" e/ou a "ladrão". Um estudo de 2009 revela que sete em dez romenos não gostariam de ter ciganos na família.
Perante um desafio tão complexo, as autoridades romenas encolhem os ombros, impotentes, e apelam a uma solução mais ampla, europeia. O certo é que a França já está a condicionar a eventual adesão da Roménia ao Espaço Schengen à resolução da questão cigana.

CÂNCER

Cientistas apontam oito sintomas mais comuns do câncer
Tossir sangue é um dos sintomas mais comuns de câncer
Pesquisadores na Grã-Bretanha identificaram os oito sintomas mais comuns em pessoas que são diagnosticadas com câncer.

A pesquisa da Keele University, na cidade inglesa de Newcastle-under-Lyme, identificou oito sintomas: sangue na urina, anemia, sangramento anal, sangramento ao tossir, nódulo no seio, dificuldade para engolir, sangramento pós-menopausa e nódulo na próstata.
Segundo os cientistas, pessoas com estes sintomas têm probabilidade maior do que uma em 20 de ter algum tipo de câncer. Quanto mais cedo os pacientes identificarem a doença, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.
Os cientistas analisaram os resultados de outras 25 pesquisas.
De todos os sintomas, apenas dois deles são considerados mais graves entre pessoas com menos de 55 anos: nódulos nos seios e próstata. Os demais são particularmente mais perigosos em pessoas com mais de 55 anos.
A entidade Cancer Research UK, de pesquisa sobre a doença, disse que quaisquer mudanças no corpo devem levar as pessoas a procurarem os médicos.
"Os sintomas identificados neste estudo já são sinais importantes de câncer, mas há mais de 200 tipos de câncer, com muitos sintomas diferentes", disse um porta-voz da entidade.
"Então se houver uma mudança no corpo, é importante checar isso. Quando o câncer é diagnosticado cedo, o tratamento tem maiores chances de sucesso."

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Estudo das Profecias

Estudo das Profecias

Quinta palestra da série Profecias para o Tempo do Fim.
Trata-se da série conduzida pelo Pr. Roberto Motta diretamente da Cidade de Mirassol/SP, tratando de forma abrangente os tópicos da profecia bíblica para os últimos dias.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GRIPE A

Gripe A: Finlândia suspende vacinas por suspeitas de narcolepsia
Não há casos suspeitos em Portugal, garante o Infarmed
Por: Redacção / Patrícia Batista 26- 08- 2010 11: 52
A Finlândia suspendeu a vacina contra a Gripe A por suspeitas de estar relacionada com casos de narcolepsia recentemente diagnosticados em crianças e jovens, de acordo com o jornal finlandês «Helsingin Sanomat». A narcolepsia é uma doença pouco frequente do sono, que se caracteriza por uma excessiva sonolência durante o dia e episódios irresistíveis de sono.
O Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar finlandês recomendou terça-feira a suspensão da vacinação contra a Gripe A Pandemix até se saber se está ou não relacionada com os casos de narcolepcia registados.
Desde Dezembro foram diagnosticados 15 novos casos desta doença em crianças e jovens na Finlândia, quando a média anual é de seis casos. Além dos casos confirmados, existem ainda outros onde há suspeita de doença, que estão a ser estudados.
O Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar finlandês sublinha que existem muitas causas que podem ter desencadeado a narcolepsia: a gripe suína, a vacina ou uma interacção entre a vacina e a infecção.
A possibilidade de as crianças e jovens com narcolepsia virem a ser indemnizadas deve ser examinada mais tarde, caso se confirme a existência entre a doença e a vacina contra a gripe A, de acordo com a ministra dos Serviços Sociais Paula Risikko, citada pelo «Helsingin Sanomat».
Não há casos suspeitos em Portugal Em Portugal «não houve nenhuma reacção adversa nem suspeitas relacionada com narcolepsia», garante fonte do Infarmed.
Das 14 notificações suspeitas consideradas graves, «a relação causal com a vacina foi considerada improvável», de acordo com o relatório do Infarmed.
Em declarações ao tvi24.pt, fonte do Infarmed explicou que estes foram «casos de alergia ao medicamento, que não têm nada a ver com o facto de ser a vacina da gripe A. Podia ter acontecido com a do tétano, explica.

Ciencia

Un nuevo agujero solar amenaza a la Tierra
Una espectacular imagen del Sol muestra cambios en su corona que pueden ser peligrosos para nuestro planeta
J. DE Jorge / madrid
Día 24/08/2010 - 14.39h

Desde hace unos meses, los científicos vienen advirtiendo de que el Sol ha despertado de un largo letargo y de que se prepara para una fase de intensa actividad jamás conocida hasta la fecha. Estos movimientos solares provocan explosiones que, si llegan al suficiente grado de violencia, pueden dejar frita nuestra red eléctrica y desbaratar los sistemas de comunicaciones y de navegación por satélite. Ya se han registrado algunas de estas erupciones con una fuerza inusitada, aunque sólo han sido una advertencia. Ahora, una nueva e impresionante imagen del astro rey obtenida por la sonda de la NASA denominada Observatorio de Dinámica Solar (SDO, por siglas en inglés), muestra algo muy poco tranquilizador, un agujero en la corona solar, una zona donde el campo magnético se abre y permite que el viento solar se escape. Este agujero está girando hacia la Tierra, lo que podría producir una tormenta geomagnética que llegue a afectarnos.
NASA
Impresionante imagen de los campos magnéticos del Sol
Esta nueva imagen del Sol fue obtenida el pasado 20 de agosto mediante un instrumento para obtener imágenes heliosísmicas magnéticas (HMI) con el que está equipado la sonda SDO. Las líneas de campo magnético están codificadas por colores: las blancas muestran los campos magnéticos que están cerrados -es decir, que no sueltan viento solar- y las líneas doradas los campos abiertos, aquellos que sí lo dejan escapar. Para los científicos, la comprensión de este mecanismo resulta muy importante, ya que creen que las tormentas solares están provocadas por los cambios en la estructura y las conexiones de estos campos.
Los agujeros de la corona son vastas regiones menos densas y más frías que las áreas que las rodean. El agujero permite un flujo constante de alta densidad del plasma y se provoca un aumento en la intensidad de los efectos del viento solar en la Tierra cuando un agujero de este tipo de enfrenta a nuestro planeta.

Biodiversidade

Nova espécie de rã tem tamanho de uma ervilha
27-08-2010

É a mais pequena rã do Velho Mundo, incluindo a Europa, Ásia e África, e uma das mais pequenas do planeta. Do tamanho de uma ervilha, mas de cor amarela, a nova espécie de rã, que nasceu agora para a ciência nas páginas da revista Zootaxa, com o nome Microhyla nepenthicola, foi descoberta na ilha do Bornéu.
A nova espécie de minirrã foi identificada por um grupo de investigadores da Malásia e de Hamburgo coordenada por Indraneil Das, da universidade de Saravak da Malásia.
"Vi alguns espécimens em colecções de museus com mais de um século, que terão sido considerados juvenis de outras espécies, mas percebemos que são adultos da microespécie que agora encontrámos", disse Indraneil Das.
As rãs foram descobertas junto a uma estrada, a caminho do topo da montanha Gunnung Serapi, no Parque Nacional Kubah.

FRANÇA

França vai drenar lago escondido sob geleira
Um lago escondido ameaça a vila francesa de Saint-Gervais-les-Bains, que fica ao lado do Mont Blanc, o ponto culminante dos Alpes.
A vila tem 3 mil habitantes e é popular entre alpinistas.
Mas entre o pico e a base do vale está um lago escondido sob o gelo glacial. O volume é equivalente a 26 piscinas olímpicas. O suficiente para produzir uma tromba d’água em apenas 15 minutos.
O fenômeno já ocorreu antes, em 1982, quando pelo menos 175 pessoas se afogaram depois que 80 mil metros cúbicos de água escaparam.
Por isso, engenheiros estão começando a colocar tubos que deverão descer a 80 metros de profundidade para drenar o primeiro foco de água.
Os engenheiros precisam trabalhar rapidamente pois estão a 3,2 mil metros em um local propenso a avalanches que pode ser acessado apenas de helicóptero.
As temperaturas mais elevadas podem ter contribuído para a criação do lago, mas uma recente onda de frio foi responsável pelo congelamento nas rotas naturais de drenagem da montanha.
Os técnicos ainda não sabem o que acontecerá depois que drenarem a água, mas um plano de evacuação da vila já foi divulgado para a população local prevendo uma possível enxurrada relâmpago.

REFUGIADOS

Ministério da Justiça
Brasil abriga 4.305 refugiados
Depois da África, países da América Latina e do Caribe são os que mais têm refugiados no Brasil
26/08/2010

2,8 mil pessoas são procedentes do continente africano (Fonte: ACNUR)
O Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), do Ministério da Justiça, revelou nesta quarta-feira, 25, que o Brasil abriga atualmente 4.305 refugiados, sendo 65% deste total, ou 2,8 mil pessoas, procedentes do continente africano.
Depois da África, países da América Latina e do Caribe são os que mais têm refugiados no Brasil, totalizando 954 pessoas, ou 22,16% do total. Em seguida aparecem a Ásia, com 448 (10,41%) e a Europa, com 98 (2,27%).
O Brasil concede o status de refugiado empregando o critério internacional de perseguição no país de origem por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões, assim como no caso de a pessoa não ter mais nacionalidade e estar fora do país onde teve residência oficial e no caso de haver grave violação de direitos humanos, obrigando o cidadão a deixar seu país de origem.
De acordo com o CONARE, o Brasil abriga refugiados de 78 nacionalidades diferentes. Com 1.688 pessoas, Angola é o país com o maior número de refugiados em território brasileiro, seguido pela Colômbia, com 589, República Democrática do Congo, com 431, Libéria, com 259 e Iraque, com 201.
O comitê informou ainda que dos 4.305 refugiados no Brasil, 397 são considerados reassentados, aqueles que estiveram em um segundo ou terceiro país estrangeiro visando a proteção internacional, não sendo seu país natal nem o primeiro que lhes concedeu refúgio.
Fontes: Terra - Africanos representam 65% dos refugiados no Brasil, Prensa Latina - Brasil abriga mais de 4.300 refugiados, Opinião e Notícia

CÓRNEA ARTIFICIAL

Cegos recuperam visão com córnea artificial
Redação SRZD
Ciência e Saúde 26/08/2010 10h22
As pessoas que perderam a visão por danos nas córneas podem ter uma nova esperança para voltar a enxergar. Uma técnica desenvolvida por cientistas canadenses e suecos conseguiu recuperar a capacidade de ver a partir do uso de material biossintético.
"Este é o primeiro estudo a demonstrar que uma córnea artificial pode integrar-se ao olho humano e estimular a sua regeneração", explica May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Ottawa, que chefiou o estudo que foi publicado na revista Science Translational Medicine.
A equipe médica fez uma experiência removendo o tecido doente da córnea e depois fez o implante do material biossintético em dez pacientes. Eles utilizaram colágeno humano recombinante, sintetizado no laboratório San Francisco FibroGen Inc. Após dois anos do procedimento, foi observado que as células e os nervos de nove dos dez pacientes cresceram e formaram uma córnea que funcionava normalmente.
As córneas biossintéticas tornaram-se sensíveis ao tato e os olhos produziram lágrimas. Em seis pacientes dos dez testados a visão melhorou. Após o procedimento, eles receberam lentes de contato, o que é comum em transplantes. Ao final, foi constatado que a visão foi comparável a de pessoas que receberam córneas comuns.
A córnea é um pequeno tecido transparente, parecido com a uma película, que cobre a superfície dos olhos. Ela é composta por filamentos de proteína de colágeno, a estrutura em forma de cúpula fica na parte frontal e protege a íris e o cristalino, bem como ajuda a centrar a luz na retina.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estudo das Profecias

Estudo das Profecias
Quarta palestra da série Profecias para o Tempo do Fim.
Trata-se da série conduzida pelo Pr. Roberto Motta diretamente da Cidade de Mirassol/SP, tratando de forma abrangente os tópicos da profecia bíblica para os últimos dias.

CÃES

24/08/2010 14h35 - Atualizado em 24/08/2010 14h39
EUA rejeitam libertação de condenado por atear fogo a cão
Louis Vuitton, animal agredido em 2007, acompanhou a audiência.Agressor ficará preso pelo menos até 2012 no estado do Alabama.

O cão Louis Vuitton deixa nesta terça-feira (24) audiência em Montgomery, no estado americano do Alabama. O Conselho de Perdão e Condicional recusou-se a libertar Juan Daniels, que foi condenado no ano passado à prisão por ter ateado fogo ao cão em 2007. Ele deve continuar preso até 2012, quando poderá novamente tentar a condicional. (Foto: AP)

"MICRO-BOMBAS" PARA COMBATER O CÂNCER

Cientistas criam “micro-bombas” para combater o câncer

Cientistas israelenses criaram uma maneira de tratar as células cancerosas com remédios pesados sem danificar as células saudáveis. Dois pesquisadores da Universidade de Tel Aviv criaram um “nanoveículo” que carregam partículas minúsculas de quimioterapia pelo corpo, e as liberam nas células doentes.
As drogas são liberadas apenas quando o nanoveículo entra em contato com o câncer. Os inventores do aparelho afirmam que ele é muito parecido com uma bomba.
Uma molécula de açúcar, que é “reconhecida”, de certa forma, por muitos receptores de células cancerosas forma a “cobertura” do nanoveículo. Coberto de açúcar, o remédio engana o câncer, como um cavalo de Tróia, entregando os soldados no meio da cidade, disfarçados de presente.
Quando a cobertura interage com as células cancerosas, a carga de quimioterapia é entregue diretamente no seu alvo, potencializando seu efeito e deixando de danificar células saudáveis. Esse tratamento pode ser usado para curar vários tipos de câncer e, como o nanoveículo é feito de material orgânico ele é mais seguro do que os tratamentos atuais, já que o que não é absorvido pelo câncer é expelido pelo corpo normalmente.
Os pesquisadores esperam iniciar os testes em humanos nos próximos dois anos. [DailyTech]
FONTE

FRUTAS QUE PRESERVAM A LUCIDEZ

Conheça as frutas que preservam a lucidez por mais tempo
Uma reunião nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston (Massachussets, EUA), terminou concluindo que frutas vermelhas – tais como morango, framboesa e amora, que em inglês são identificadas por terminar com “Berry” – são úteis para desacelerar o processo de desgaste natural do cérebro, ou seja, retardam o envelhecimento de nosso sistema nervoso.
O motivo: alguns compostos químicos, presentes nestas frutas, limpam e reciclam proteínas tóxicas, que ocorrem naturalmente e são responsáveis pelo declínio gradativo das capacidades mentais e pela perda de memória. Tais compostos naturais são os polifenóis, que além destas frutas também podem ser encontrados (em quantidade um pouco menor) em legumes e nozes. Os polifenóis têm um antioxidante e exercem efeito anti-inflamatório que pode proteger contra a degradação cerebral que vem com a chegada da “melhor idade”.
Os testes para comprovar essa tese foram especialmente preparados para serem apresentados na conferência em Boston. Apesar de um experimento como este não ser dos mais perigosos, foi inicialmente testado em ratos. Os cientistas passaram a alimentar os camundongos perto do final da vida (eles, assim como as ratazanas, vivem entre 2 e 3 anos), durante dois meses, com porções de morango, mirtilo (também chamado de uva-do-monte, é outra frutinha do grupo com propriedades quase miraculosas) ou amora. Os exames mostraram uma reversão do declínio relativo à idade nas funções nervosa e comportamental que envolvem o aprendizado e a memória nos ratos.
Os pesquisadores, no entanto, não têm dúvidas de que os mesmos efeitos são observados em humanos. Isso porque os nutrientes das frutas e os compostos tóxicos que elas limpam são os mesmos, entre ratos e humanos. A alimentação, assim, desempenha na sanidade mental dos velhinhos um papel mais importante do que imaginamos. [WebMD]

cirurgia dupla de mãos nos EUA

25/08/2010 18h20 - Atualizado em 25/08/2010 18h34
Pelo Twitter, médicos relatam cirurgia dupla de mãos nos EUA
Cirurgia foi a terceira do tipo realizada nos Estados Unidos.Procedimento, iniciado na terça, durou 17 horas e meia.
Imagem divulgada pelo hospital mostra uma das mãos transplantadas após cirurgia que durou mais de 17 horas (Foto: Divulgação / Jewish Hospital Hand Care Center)
Médicos americanos concluíram nesta quarta-feira (25) após 17 horas e meia o terceiro transplante duplo de mãos dos Estados Unidos e o primeiro no estado americano do Kentucky.A operação, comandada pela equipe especializada em cirurgia de mãos da Universidade de Louisville, foi iniciada às 19h da terça (24), horário local, e foi relatada pelos médico por meio da conta do hospital no Twitter (www.twitter.com/jewishhospital).Uma parceria entre os médicos e pesquisadores do Jewish Hospital e a universidade desenvolveu o procedimento pioneiro. A cirurgia envolve médicos de diversas especialidades, por envolver pele, músculos, tendões, ossos, cartilagens, gordura, noervos e vasos sanguíneos.
Pelo Twitter, os médicos informaram que o paciente, cuja identidade não foi revelada, está em recuperação.
Os médicos também esclareceram que as informações publicadas durante toda a cirurgia foram feitas por um membro da equipe que não tinha envolvimento na operação, de um computador do lado de fora da sala de cirurgia.A primeira cirurgia de mãos foi feita em 1999. No total, foram realizadas 63 cirurgias em 46 pacientes no mundo todo.

FACEBOOK - COLÔMBIA

Três jovens citados em lista no Facebook são mortos na Colômbia
Polícia investiga a procedência da lista com 69 nomes.Lista deu às pessoas citadas três dias para deixar cidade.

Lista foi publicada no Facebook em 17 de agosto(Foto: Reprodução)
A polícia da Colômbia investiga a procedência de uma lista com 69 nomes postada no Facebook no dia 17 de agosto. Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (25) pela CNN, as autoridades policiais acreditavam, inicialmente, que se tratava de uma brincadeira na internet. Porém, três jovens cujos nomes estavam na lista foram encontrados mortos nos últimos 10 dias.
Agora, a polícia colombiana trabalha com a hipótese de envolvimento de uma gangue conhecida como Los Rastrojos e da guerrilha marxista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que atuam na região de Puerto Asis, no sudoeste do país.
Nova listaA lista publicada na rede social deu às pessoas incluídas nela três dias para deixar a cidade de Puerto Asis, ou seriam executadas. Uma segunda lista com 31 nomes de mulheres levou as autoridades a convocar uma reunião especial na sexta-feira (20).
As primeiras vítimas foram o estudante Diego Ferney Jaramillo, de 16 anos, e o vendedor Eibart Alejandro Ruiz Muñoz, de 17, que foram mortos no dia 15 de agosto quando andavam de moto em uma rodovia que liga Puerto Asis a Puerto Caicedo, perto da fronteira com o Equador. Os dois nomes foram, posteriormente, encontrados na lista. Cinco dias depois, Norbey Alexander Vargas, de 19 anos, foi assassinado.
A imprensa colombiana reportou na segunda-feira (23) que, com o aumento no número de ameaças, o pânico se alastrou pela cidade, levando pais a mandarem seus filhos, que estavam na lista, para fora de Puerto Asis.

Gmail

Usuários poderão fazer ligações para telefones pelo Gmail
Ferramenta fará concorrência direta com serviço de telefone on-line Skype.Gmail já permitia conversas de voz e videochat.

25/08/2010 16h04 - Atualizado em 25/08/2010 18h38

Google cria ferramenta de chamadas telefônicasconcorrente ao Skype (Foto: Divulgação)

O Google anunciou nesta quarta-feira (25) que usuários de seu serviço de e-mail, Gmail, poderão ligar para telefones normais diretamente do site, em concorrência direta com o serviço de telefone on-line Skype e operadoras de telecomunicações.
Embora o Google já permitisse conversas de voz e videochat por meio do Gmail, a empresa afirmou que, a partir desta quarta-feira (25), também irá oferecer, pela primeira vez, ligações para telefones comuns, tanto fixos quanto celulares.
Tarifas baixas

O Google promete ligações gratuitas para telefones nos Estados Unidos e no Canadá até o final do ano, e diz que irá cobrar tarifas baixas por ligações para outros países. A companhia de Internet afirmou que o preço de ligações para Reino Unido, França, Alemanha, China e Japão, por exemplo, seria de US$0,02 por minuto.
A ferramenta funcionará da mesma forma que um telefone normal. Para fazer uma ligação, o usuário deve clicar na opção "Ligar para Telefone" em sua lista de amigos de bate-papo ou digitar o número ou o nome do amigo com quem quer falar.
O Skype já oferece os serviços de ligação para telefones e conversa de voz desde 2003. A empresa afirmou, no começo de agosto, que busca levantar US$100 milhões em uma oferta pública de ações.

FONTE

MÉXICO

25/08/2010 16h45 - Atualizado em 25/08/2010 18h38
Diplomata confirma brasileiros entre os 72 mortos em chacina no México
Ainda não há detalhes sobre vítimas, diz vice-cônsul na Cidade do México.Segundo ele, 'aproximadamente quatro' corpos seriam de brasileiros.
"Aproximadamente quatro" dos 72 corpos encontrados na terça-feira (24) num rancho do estado mexicano de Tamaulipas são de brasileiros, confirmou ao G1 o vice-cônsul do Brasil na Cidade do México, João Batista Zaidan.
Em entrevista na tarde desta quarta (25), por telefone, Zaidan alegou que o consulado foi informado da presença de brasileiros entre os mortos, mas disse que nem eles têm ainda detalhes sobre o número total e a identidade deles. "O cônsul ainda está sendo informado oficialmente e deve ter mais detalhes em breve", disse.
Segundo ele, havia pessoas de várias nacionalidades entre os mortos, que a Procuradoria Geral do México (PGR) havia divulgado serem imigrantes clandestinos, a maioria da América Central. "É muito feio o que houve lá. Aquela região está ficando muito violenta", disse Zaidan, que disse que deve viajar em breve para a área em que os corpos foram encontrados.
Em entrevista ao jornal mexicano "El Universal", uma testemunha afirmou que a maior parte dos corpos encontrados é de brasileiros e equatorianos que rejeitaram oferta de trabalhar como assassinos e que foram mortos por isso. A testemunha, um equatoriano que não quis se identificar, alega que escapou do ataque com ferimentos.
A informação foi passada ao jornal por um funcionário do governo mexicano, e não foi confirmada oficialmente pela polícia. A testemunha diz que o grupo de migrantes tentavam ir aos Estados Unidos quando foram interceptados no rancho que supostamente pertence a uma quadrilha chamada de Los Zetas.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Mark Toner, classificou o episódio como "um feito terrivelmente trágico". Os detalhes das mortes ainda estão sendo investigados pelos Estados Unidos, que devem divulgar um novo comunicado ainda nesta quarta.
Militares mexicanos encontraram os 72 cadáveres, entre os quais os de 14 mulheres, em um rancho em Tamaulipas, estado mexicano que é um dos maiores alvos da onda de violência ligada ao narcotráfico no país.

INCÊNDIOS EM PORTUGAL

140 bombeiros combatem fogos na zona de Vila Franca
por Lusa Hoje

Dois incêndios estão hoje em curso em zonas de mato de Arcena e Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, tendo no total sido mobilizados 140 bombeiros e mais de 40 viaturas operacionais, segundo a Protecção Civil.
Em Arcena, o incêndio, que deflagrou às 16:16 de hoje e que tem duas frentes activas, está a ser combatido por 76 bombeiros, apoiados por 24 veículos operacionais e dois helicópteros bombardeiros pesados.
Outro incêndio está em curso desde as 18:05 de hoje numa zona de mato em Alverca, estando o fogo, com uma frente activa, a ser combatido por 64 bombeiros e 19 veículos operacionais.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Estudo das Profecias

Estudo das Profecias
Terceira palestra da série Profecias para o Tempo do Fim.
Trata-se da série conduzida pelo Pr. Roberto Motta diretamente da Cidade de Mirassol/SP, tratando de forma abrangente os tópicos da profecia bíblica para os últimos dias.

Vitamina D

Vitamina D pode proteger contra câncer, diabetes e artrite, indica pesquisa

Exposição aos raios de sol é a principal fonte de vitamina D
A vitamina D pode proteger o corpo humano contra uma série de doenças ligadas a condições genéticas, incluindo câncer, diabetes, artrite e esclerose múltipla, segundo uma pesquisa britânica recém-publicada.

Os cientistas mapearam os pontos de interação entre a vitamina D e o DNA e identificaram mais de 200 genes influenciados pela substância.
A vitamina D é produzida naturalmente pelo corpo pela exposição ao sol, mas a substância está presente também em peixes e crustáceos e, em menor quantidade, em ovos e leite.
Mas acredita-se que até um bilhão de pessoas em todo o mundo sofram de deficiência de vitamina D pela pouca exposição ao sol.
Já se sabia que a falta de vitamina D podia levar ao raquitismo e havia várias sugestões de ligações com doenças, mas a nova pesquisa, publicada pela revista especializada Genome Research, é a primeira que traz evidências diretas de que a substância controla uma rede de genes ligados com doenças.
Receptores
Os pesquisadores, da Universidade de Oxford, usaram uma nova tecnologia para o sequenciamento do DNA para criar um mapa de receptores de vitamina D ao longo do genoma humano.
O receptor de vitamina D é uma proteína ativada pela substância, que se liga ao DNA e assim determina quais proteínas são produzidas pelo corpo a partir do código genético.
Os pesquisadores identificaram 2.776 pontos de ligação com receptores de vitamina D ao longo do genoma, concentrados principalmente perto de alguns genes ligados a condições como esclerose múltipla, doença de Crohn, lupus, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer como leucemia linfática crônica e câncer colo-retal.
Eles também mostraram que a vitamina D tinha um efeito significativo sobre a atividade de 229 genes incluindo o IRF8, associado com a esclerose múltipla, e o PTPN2, ligado à doença de Crohn e ao diabetes do tipo 1.
“Nossa pesquisa mostra de forma dramática a ampla influência que a vitamina D exerce sobre nossa saúde”, afirma um dos coordenadores da pesquisa, Andreas Heger.
Seleção
Os autores afirmam que o consumo de suplementos de vitamina D durante a gravidez e nos primeiros anos de vida podem ter um efeito benéfico sobre a saúde da criança em sua vida no futuro.
Outras pesquisas anteriores já haviam indicado que a pele e os cabelos mais claros entre as populações de partes da Terra com menos incidência de raios solares teriam sido uma consequência da evolução para melhorar a produção de vitamina D.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford, isso poderia explicar a razão de seu estudo ter identificado um número significativo de receptores de vitamina D em regiões do genoma com mutações genéticas mais comumente encontradas em pessoas de ascendência europeia ou asiática.
A deficiência de vitamina D em mulheres grávidas pode provocar contrações pélvicas, aumentando o risco de morte da mãe e do feto. Segundo os pesquisadores, essa situação pode ter levado ao fim de linhagens maternais de pessoas incapazes de aumentar sua disponibilidade de vitamina D.
“A situação em relação à vitamina D é potencialmente uma das pressões seletivas mais poderosas no genoma em tempos recentes”, afirma outro coordenador da pesquisa, George Ebers. “Nosso estudo parece apoiar essa interpretação e pode ser que não tivemos tempo suficiente para fazer todas as adaptações de que precisávamos para suportar nossas circunstâncias”, disse.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudo das Profecias

Estudo das Profecias
Segunda palestra da série Profecias para o Tempo do Fim.
Trata-se da série conduzida pelo Pr. Roberto Motta diretamente da Cidade de Mirassol/SP, tratando de forma abrangente os tópicos da profecia bíblica para os últimos dias.

violência de rituais satânicos

Alemanha 17.08.2010
ÁUDIO: Vítima relata vida marcada por violência de rituais satânicos

Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Estupro, tortura e dor fazem parte de rituais
Após crescer em ambiente de brutalidade das missas negras frequentadas por seus pais, vítima contou à DW o que acontecia em tais cerimônias. Ela vive hoje em asilo para mulheres traumatizadas.


RELIGIÃO

Reverendo batista planeja se casar com modelo nigeriano 40 anos mais novo
Publicada em 21/08/2010 às 15h46

RIO - O reverendo Colin Coward, que era responsável pela paróquia da igreja de St. John, em Devizes (Inglaterra), revelou que planeja se casar com o namorado dele, Bobby Ikekhuame Egbele. O religioso anglicano tem 65 anos e o parceiro nigeriano, que é modelo e estilista, tem 40 anos a menos, segundo reportagem publicada na sexta-feira pelo "Daily Mail".
O anúncio provocou grande polêmica entre cristãos. Coward disse que pretende trocar alianças em cerimônia na igreja nas próximas semanas. O casal se conheceu em um encontro religioso três anos atrás.
Egbele é dono de uma loja de roupas online e está no Reino Unido com um visto de turista. Após o casamento, o nigeriano poderá se tornar cidadão britânico.
"Estou animado com o casamento e com o fato de as pessoas estarem interessadas nele", disse o modelo. "Queremos tornar isso público para inspirar outras pessoas", acrescentou.
Coward não está locado em nenhuma paróquia, mas ainda tem permissão de comandar cerimônias religiosas.

sinais alienígenas

Busca por extraterrestres deve começar por inteligência artificial, diz astrônomo
Seti tem telescópios e radares que buscam sinais alienígenas
Um astrônomo que trabalha em um centro de pesquisa voltado para achar vida fora da Terra disse que a comunidade que procura por extraterrestres deveria voltar suas atenções para "máquinas pensantes".

Para o astrônomo Seth Shostak, que trabalha no instituto Search for Extraterrestrial Intelligence (Seti, em inglês), na Califórnia, em vez de procurar por sinais biológicos de vida alienígena, os cientistas deveriam buscar indícios de inteligência artificial.
Alguns cientistas do Seti argumentam que em outros planetas, a vida pode ter se desenvolvido seguindo padrões químicos e biológicos completamente distintos dos encontrados na Terra.
No entanto, para outros pesquisadores, algumas leis de bioquímica seriam universais, e os extraterrestres teriam um ciclo de vida semelhante ao humano, com nascimento, procriação e morte. Para esta corrente, também haveria evolução de espécies entre os extraterrestres, exatamente como acontece com a vida na Terra.
Máquinas pensantes
No entanto, para o astrônomo Seth Shostak, em vez de procurar rastros biológicos de vida extraterrestre, os cientistas deveriam concentrar seus esforços na busca por tecnologias alienígenas. Shostak defendeu a ideia em um artigo publicado na revista Acta Astronautica.
"Se você examinar as escalas de tempo no desenvolvimento de tecnologias, em um determinado ponto se inventa o rádio e logo em seguida já se está transmitindo. A partir disso, há uma chance de você ser encontrado por alguém", disse Shostak à BBC.
"Mas cerca de cem anos depois de inventar o rádio – pelo menos se nós formos nos usar como exemplo – você inventa máquinas pensantes. Nós provavelmente faremos isso neste século."
Para John Elliott, pesquisador da universidade britânica Leeds Metropolitan University, o artigo de Shostak segue uma linha de pensamento que é cada vez mais comum entre os pesquisadores do Seti.
"Depois de procurar por sinais por 50 anos, o Seti está percebendo que a forma como a nossa tecnologia evoluiu é provavelmente um bom indicador de como outras civilizações – se elas existem lá fora – estariam progredindo", disse Elliott.
Tanto Shostak como Elliott concordam que encontrar sinais de "máquinas pensantes" pode ser mais difícil do que rastros biológicos extraterrestres, mas eles indicam que há novos caminhos a serem buscados.
Shostak afirma que a inteligência artificial teria uma tendência a se voltar para lugares com muita matéria e energia, as únicas coisas de potencial interesse aos extraterrestres no universo.
Com isso, o Seti deveria voltar seus esforços para estudar o centro das galáxias ou as proximidades de estrelas novas e muito quentes.
"Eu acho que nós poderíamos gastar pelo menos uma porcentagem do nosso tempo buscando em novas direções, que talvez não sejam as mais atraentes em termos biológicos, mas onde talvez algumas máquinas pensantes estejam presentes", escreve Shostak.

Espírito Santo - BRASIL

Polícia cria Núcleo de Proteção aos Animais
Eduardo Fachetti - gazeta online
foto: Eduardo Fachetti

O delegado José Monteiro ressaltou importância das denúncias
A partir da próxima semana, denúncias de maus tratos a animais domésticos, selvagens ou exóticos terão destino certo na Polícia Civil. A Delegacia de Meio Ambiente contará com um Núcleo de Proteção aos Animais. Com isso, o Espírito Santo passa a ser o segundo Estado do país com uma dependência específica para cuidar de denúncias desse tipo de crime.
A primeira iniciativa foi de Campinas, em São Paulo, onde já existe uma Delegacia Especializada em Animais.
De acordo com o delegado de Meio Ambiente, José Monteiro, a nova estrutura vai tornar mais ágil a punição a possíveis infratores. "Como estarão centralizadas todas as informações e ocorrências locais, terei informações precisas em termos de estatítica, até mesmo para, futuramente, solicitar a criação de uma nova delegacia. Recebemos denúncias referentes a gatos, cães, mulas e cavalos. Mas temos também problema com pássaros silvestres. É cultural do brasileiro criar passarinhos, mas muitas vezes não cuidam da forma devida", comentou.
Quem maltrata ou abusa de animais está infringindo a Lei 9.605/98, que trata dos crimes de meio ambiente. A punição, nesses casos, varia de três meses a um ano de detenção. A Justiça também pode determinar o pagamento de multa, que em geral varia de um salário mínimo a até R$ 5 mil.
Sâmara Abrahão, que é membro da Sociedade Brasileira dos Animais, fez um alerta: estudos apontam que quem maltrata animais também é capaz de maltratar uma pessoa. "Um criminoso que já machucou, maltratou ou agrediu um animal com certeza é violento com um ser humano. Certamente ele já agrediu a esposa, um filho, muitas vezes pode violentar crianças. Essa conexão é comprovada", afirmou.
Denúncias de maus tratos a animais podem ser feitas em qualquer unidade policial. O cidadão que quiser registrar denúncia diretamente na Delegacia de Meio Ambiente deve ligar para 3236-8136 ou para o Disque Denúncia 181.

sábado, 21 de agosto de 2010

PROFECIAS

Introdução ao Estudo das Profecias
Primeira palestra da série Profecias para o Tempo do Fim.

Trata-se da série conduzida pelo Pr. Roberto Motta diretamente da Cidade de Mirassol/SP, tratando de forma abrangente os tópicos da profecia bíblica para os últimos dias.
FONTE

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SÃO PAULO

Após morte de animais, SP suspende vacina contra raiva em cães e gatos
JAMES CIMINO
DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A Secretaria de Estado da Saúde recomendou que todas as cidades de São Paulo suspendam imediatamente a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal, na tarde desta quinta-feira, por tempo indeterminado.
Segundo o órgão, o número de reações adversas notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças está acima do observado em anos anteriores, o que pode colocar em risco a vida dos animais imunizados, na avaliação dos técnicos da secretaria.
O maior número de eventos adversos notificados é procedente dos municípios de São Paulo e Guarulhos, que têm ampla experiência na realização de campanhas de imunização de cães e gatos. Nessas duas cidades foram registrados sete casos de choque anafilático em animais vacinados, dos quais seis morreram, sendo quatro gatos e dois cães.
O órgão disse que não tem certeza se a vacina é responsável pelas mortes, mas constatou após uma necropsia que pelo menos um caso de reação anafilática foi causado pela vacina. No entanto, informou que casos de reação anafilática após vacinação são normais, até mesmo em pacientes humanos.
De acordo com a secretaria-adjunta da Saúde, Clélia Aranda, as mortes também podem ter sido causadas por envenenamento ou outras doenças.
"Não saiu nenhum laudo sobre a vacina, mas parece que houve relatos de caroço e calombo em animais no Rio de Janeiro. Ainda não podemos afirmar se a vacina será substituída, nem por quanto tempo", informou Aranda.
Em São Paulo, das 567 reações notificadas entre os dias 16 e 17 de agosto, 38% são consideradas eventos graves, como prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Nesse período, foram imunizados 121.691 animais em toda a cidade. Em Guarulhos, que já suspendeu a vacinação, houve 40 reações adversas entre 42.860 animais vacinados entre 9 e 13 de agosto.
A maior parte das reações foram observadas em gatos e cães de pequeno porte (cerca de 6,5 kg). Somente na cidade de São Paulo, 85,3% das reações ocorreram com gatos vacinados nos dias 16 e 17.
Também foram constatados quatro óbitos, sendo dois cães e dois gatos, no interior do Estado. Nem todos os municípios paulistas iniciaram a campanha de imunização.
O Instituto Pasteur, órgão da secretaria, irá investigar os óbitos e as reações graves. A secretaria informou ao Ministério da Saúde --responsável pela compra e distribuição das vacinas aos Estados-- sobre os problemas e aguarda orientações.
A vacina da campanha deste ano, produzida pelo laboratório Biovet, não é a mesma utilizada no ano passado e é considerada mais eficiente. Segundo a secretaria, é a mesma usada na rede privada.
"Não estamos tomando nossa posição sobre a vacinação no setor privado", disse a secretária-adjunta.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde lamenta o ocorrido e solicita aos proprietários de animais que foram vacinados nos primeiros quatro dias de campanha que os observem e, caso apresentem alguns dos sintomas citados --36 horas após a vacinação-- entrem imediatamente em contato com Centro de Controle de Zoonoses para mais informações pelos telefones 0XX/11/ 3397-8900/ 8957/ 8918/ 8916.

CHINA

Cheias levam vagões de trem na China
20 de agosto, 2010 - 10:41 (Brasília) 13:41 GMT
Dois vagões de um trem caíram em um rio no sudoeste da China, depois que as enchentes destruíram partes de uma ponte ferroviária.
Os vagões, que já haviam sido evacuados, foram levados pelas águas por 200 metros, na cidade de Guanghan, na província de Sichuan.
O restante do trem foi depois puxado para o rio para permitir que a ponte seja restaurada.
A China vem sofrendo com chuvas torrenciais e deslizamentos de terra que já mataram mais de duas mil pessoas nos últimos meses.

mal de Huntington

Buscan en Venezuela la cura del mal de Huntington
jueves, 19 de agosto de 2010 - 17:27 GMT
Will Grant
Venezuela

Nancy Wexler conoce a Ángela desde hace años.

El pueblo de Barranquitas en el estado de Zulia, Venezuela, tiene la mayor concentración en el mundo de la enfermedad de Huntington, una enfermedad cerebral devastadora. El corresponsal de la BBC en Venezuela, Will Grant, acompañó a una científica estadounidense cuya misión es encontrarle una cura.
Ángela se tambalea bajo el sol abrasador de Barranquitas para llegar al comedor de los niños, mientras sus piernas delgadas como cerillas luchan para sostener su frágil cuerpo.
Aunque es un pueblo pequeño, es difícil cruzarlo cuando las piernas no obedecen.
Pero Ángela está decidida a hacer el esfuerzo ya que una vieja amiga acaba de llegar de visita. La amiga es la científica estadounidense Nancy Wexler, quien ha estado viajando a Barranquitas desde hace más de 30 años.
Está segura de tener la clave para resolver la cuestión que ha investigado toda su vida: encontrarle una cura a la enfermedad de Huntington.
Para Nancy Wexler esto es más que un ejercicio académico o un objetivo profesional: es una obsesión familiar.
"Mi madre murió de Huntington y era científica. Mi padre también era científico, así que dijimos 'vamos a encontrar una cura'", dice la investigadora.
"Y todavía lo decimos. No puedo levantarme por la mañana sin tener esperanza y confianza en que la cura está a la vuelta de la esquina", agrega.
Endogamia
Al ser hija de una víctima de esta enfermedad, tiene un 50% de posibilidad de tener este defecto genético.
La enfermedad de Huntington es hereditaria, incurable, mortal y hace que el paciente pierda el control de sus músculos.
Nancy Wexler y su madre, que murió de Huntington.
Provoca serios problemas en la deglución y muchos pacientes mueren por asfixia o desnutrición. Más allá de los síntomas físicos, también suele desarrollarse una profunda depresión.
Afecta a una de cada 10.000 personas. Pero en Barranquitas, un lugar remoto donde en los últimos años ha habido muchos casamientos endogámicos entre miembros de unas pocas familias, la proporción se acerca a uno de cada diez.
Unos mil pobladores ya tienen la enfermedad desarrollada y muchos más son portadores del gen.
Esta alta concentración de pacientes con el mal de Huntington le ha servido de columna vertebral a Wexler para su investigación.
Su investigación en Venezuela fue crucial para que en 1993 se identificara la anomalía que causa la enfermedad: un solo gen defectuoso en el cromosoma 4.
Ciro Soto es uno de los habitantes del pueblo cuyo ADN y antecedentes familiares ayudaron en el descubrimiento.
Wexler conoció a Soto cuando él tenía sólo ocho años de edad. Ahora, con casi 40 años, su cuerpo tiembla sin control a causa de la enfermedad.
"Ciro era un baterista maravilloso, muy atlético, un pescador hermoso", explica la científica.
"Los padres de Ciro tenían Huntington", explica. "Eran 14 hermanos y 10 de ellos desarrollaron la enfermedad. Algunos lamentablemente han muerto ya".
Tensiones
A pesar de los avances, el equipo no había vuelto a Venezuela desde el 2002 dadas las relaciones tensas entre el gobierno de George W. Bush y el presidente Hugo Chávez.
Todavía no hay protocolo formal con el gobierno venezolano para la toma de muestras de ADN que Wexler necesita.
La científica tiene esperanzas de encontrar una cura.
Pero en un gesto positivo, el Ministerio de Salud envió a su encuentro a un representante a Barranquitas.
"Creo que la persistencia de la doctora Wexler ha sido admirable", señala el doctor Federico Saviñón.
Si bien reconoce que ha habido algunas dificultades "en el trabajo conjunto", el doctor Saviñón dijo que "el Ministerio y la ministra de Salud Eugenia Sader, están completamente dispuestos a volver a abrir un espacio de trabajo conjunto con la doctora Wexler".
Sin embargo, Nancy Wexler y el pueblo de Barranquitas ya han oído promesas de este tipo.
Los sucesivos ministros de Salud han expresado su apoyo a la investigación, pero el equipo, que vive en Nueva York, aún sigue esperando la firma del protocolo.
Vida dura
La vida en Barranquitas es dura. El gobierno les ha dado viviendas nuevas a algunas familias, incluida la de Ciro.
Pero la mayoría de los enfermos de Huntington todavía viven en la extrema pobreza al tiempo que tratan de lidiar con la mortal enfermedad.
En 1999, Nancy Wexler cofundó un hogar de cuidado para los pacientes de la enfermedad fuera de la capital del estado, Maracaibo.
La Casa Hogar es un refugio para más de 50 personas cuyas familias ya no pueden cuidarlos.
Toda persona que trabaja allí tiene familiares con enfermos de Huntington. Muchos de ellos no saben si también pueden desarrollar la enfermedad.
La Casa Hogar se enfrenta a una falta crónica de financiación, posiblemente incluso a un posible cierre. Sin embargo, Wexler sigue confiando en que un día ya no será necesario.
"Nunca se sabe cuándo habrá un descubrimiento milagroso ", dice.
"Hay avances de la ciencia en el horizonte y también ocurriendo ahora, así que tengo muchas esperanzas de que haya una cura en el futuro cercano".
Cuando Ángela llegó al comedor fue recibida con un abrazo enorme de la doctora Wexler.
A pesar de los contratiempos, Wexler es optimista de que el nieto de Ángela, que también está en riesgo de tener la enfermedad, tendrá muchas más oportunidades de curarse que ella.