quinta-feira, 12 de agosto de 2010

RAMADÃ NA ALEMANHA

RAMADÃ NA ALEMANHA
PUREZA
Para cerca de 4 milhões de muçulmanos residentes na Alemanha começa no dia 11 de agosto de 2010 o Ramadã, o mês de jejum religioso em que a abstinência e a fé tornam-se o centro das atenções da vida cotidiana.
UM DESAFIO
O Ramadã é realizado no nono mês do calendário lunar islâmico. Os muçulmanos praticantes jejuam do nascer ao pôr-do-sol – um período bastante longo este ano, que dura mais de 15 horas. Gestantes, pessoas enfermas e crianças são dispensadas do jejum.
PROTEÇÃO LEGAL
Mas existem ainda outras exceções: os jogadores de futebol profissionais, por exemplo. O Conselho Central dos Muçulmanos da Alemanha publicou um parecer jurídico da Universidade de Al-Azhar no Cairo, garantindo aos jogadores profissionais que lhes é permitido, no mês do Ramadã, alimentar-se também durante o dia.
JEJUM
O Alcorão, livro sagrado do islamismo, dá a seguinte instrução para o Ramadã: "... coma e beba até que no alvorecer consiga distinguir uma linha branca de uma preta". Somente no ano de 2008, as associações muçulmanas alemãs chegaram a um acordo quanto aos métodos de cálculo do período de abstinência dos fiéis. O início e o fim são determinados pela observação das fases da lua.
DIÁLOGO
Na Alemanha, a festa de quebra do jejum já não é um acontecimento apenas dos muçulmanos, pois tornou-se nos últimos anos uma confraternização da qual participam pessoas de diversas religiões. Em pavilhões armados especialmente para a ocasião, como este na praça Kennedy da cidade de Essen, muitos aceitam o convite para o diálogo de culturas.
TEMA POUCO EXPLORADO
A cultura alemã está descobrindo aos poucos o Ramadã como tema. Por exemplo, o filme "Shahada" (Fé), que o diretor alemão de origem afegã Burhan Qurbani apresentou este ano na 60ª edição do Festival de Cinema de Berlim, enfoca os problemas de três jovens muçulmanos do bairro de Kreuzberg em Berlim, durante o mês de jejum.
MORAL SÓLIDA
Segundo as leis islâmicas, o período do jejum não se restringe apenas a se abster de comidas, bebidas e tabaco. Preceitos morais também devem ser igualmente respeitados como evitar maledicências, mentiras e ofensas. O que também não deve mudar com a Festa do Açúcar...
FESTA DO AÇÚCAR
O tempo de abstinência de 29 dias termina para os muçulmanos com três dias de festa que na Turquia são chamados de Festa do Açúcar. Neste ano em Berlim, a oração de encerramento do Ramadã acontecerá no dia 09 de setembro às 07h01. Em Colônia, que fica mais a oeste, será somente às 07h38.
FIM FESTIVO
No mundo inteiro, os cerca de 1,5 bilhão de muçulmanos festejam a quebra do jejum com visita a parentes, fogos de artifício e feiras populares. Também na Alemanha, após a visita à mesquita, as famílias se reúnem com amigos e todos participam da festa com muita música e comida.
Realização: Sabine Peschel
Revisão: Carlos Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário