quinta-feira, 26 de agosto de 2010

GRIPE A

Gripe A: Finlândia suspende vacinas por suspeitas de narcolepsia
Não há casos suspeitos em Portugal, garante o Infarmed
Por: Redacção / Patrícia Batista 26- 08- 2010 11: 52
A Finlândia suspendeu a vacina contra a Gripe A por suspeitas de estar relacionada com casos de narcolepsia recentemente diagnosticados em crianças e jovens, de acordo com o jornal finlandês «Helsingin Sanomat». A narcolepsia é uma doença pouco frequente do sono, que se caracteriza por uma excessiva sonolência durante o dia e episódios irresistíveis de sono.
O Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar finlandês recomendou terça-feira a suspensão da vacinação contra a Gripe A Pandemix até se saber se está ou não relacionada com os casos de narcolepcia registados.
Desde Dezembro foram diagnosticados 15 novos casos desta doença em crianças e jovens na Finlândia, quando a média anual é de seis casos. Além dos casos confirmados, existem ainda outros onde há suspeita de doença, que estão a ser estudados.
O Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar finlandês sublinha que existem muitas causas que podem ter desencadeado a narcolepsia: a gripe suína, a vacina ou uma interacção entre a vacina e a infecção.
A possibilidade de as crianças e jovens com narcolepsia virem a ser indemnizadas deve ser examinada mais tarde, caso se confirme a existência entre a doença e a vacina contra a gripe A, de acordo com a ministra dos Serviços Sociais Paula Risikko, citada pelo «Helsingin Sanomat».
Não há casos suspeitos em Portugal Em Portugal «não houve nenhuma reacção adversa nem suspeitas relacionada com narcolepsia», garante fonte do Infarmed.
Das 14 notificações suspeitas consideradas graves, «a relação causal com a vacina foi considerada improvável», de acordo com o relatório do Infarmed.
Em declarações ao tvi24.pt, fonte do Infarmed explicou que estes foram «casos de alergia ao medicamento, que não têm nada a ver com o facto de ser a vacina da gripe A. Podia ter acontecido com a do tétano, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário