segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Superbactéria faz sua primeira vítima

Superbactéria faz sua primeira vítima
Um paciente belga morreu mesmo após tratamento com colistina, um poderoso antibiótico
14/08/2010

Pesquisa em um laboratório da Bélgica (Fonte: AFP)

Um belga é a primeira vítima conhecida de uma temida superbactéria resistente a medicamentos originária no sul da Ásia. Ele foi infectado em um hospital no Paquistão, após sofrer um acidente de carro, e morreu em junho em Bruxelas.
O paciente morreu mesmo após tratamento com colistina, um poderoso antibiótico. Um outro belga também foi infectado, mas conseguiu se recuperar. Dezenas de pessoas já foram infectadas pela superbactéria sul-asiática na Grã-Bretanha e na Austrália. Com a primeira morte, aumenta o temor de uma epidemia global.
Superbactéria já pode ter matado muitas pessoas
“O epicentro da presença desta bactéria parece ser a Índia e o Paquistão, mas aparentemente devido ao contato e às viagens, sua disseminação está se alastrando”, disse à AFP Youri Glupczynski, bacteriologista da Universidade de Leuven.
O professor Peter Collignon, chefe do departamento de doenças infecciosas do Hospital de Canberra, na Austrália, disse que a superbactéria “possivelmente está matando muitas pessoas, mas está acontecendo no mundo em desenvolvimento e não há forma de medir isto”.
Fontes:


Opinião e Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário