Superbactéria faz sua primeira vítima
Um paciente belga morreu mesmo após tratamento com colistina, um poderoso antibiótico
14/08/2010
Pesquisa em um laboratório da Bélgica (Fonte: AFP)
Um belga é a primeira vítima conhecida de uma temida superbactéria resistente a medicamentos originária no sul da Ásia. Ele foi infectado em um hospital no Paquistão, após sofrer um acidente de carro, e morreu em junho em Bruxelas.O paciente morreu mesmo após tratamento com colistina, um poderoso antibiótico. Um outro belga também foi infectado, mas conseguiu se recuperar. Dezenas de pessoas já foram infectadas pela superbactéria sul-asiática na Grã-Bretanha e na Austrália. Com a primeira morte, aumenta o temor de uma epidemia global.
Superbactéria já pode ter matado muitas pessoas
“O epicentro da presença desta bactéria parece ser a Índia e o Paquistão, mas aparentemente devido ao contato e às viagens, sua disseminação está se alastrando”, disse à AFP Youri Glupczynski, bacteriologista da Universidade de Leuven.
O professor Peter Collignon, chefe do departamento de doenças infecciosas do Hospital de Canberra, na Austrália, disse que a superbactéria “possivelmente está matando muitas pessoas, mas está acontecendo no mundo em desenvolvimento e não há forma de medir isto”.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário