sábado, 14 de agosto de 2010

Depressão

DEPRESSÃO É UM MAL MAIS COMUM DO QUE SE PENSA
Tristeza, insônia, irritação e fadiga podem ser um dos sintomas da doença
Mais cedo ou mais tarde, todos nos sentimos tristes. Tristeza ou solidão faz parte da vida de todo o ser humano. Mesmo sentindo-se pra baixo, na maioria das vezes continuamos a viver, sabendo que com o tempo as coisas vão melhorar, e em grande parte, melhoram. Mas, e se o tempo passar e você não se sentir melhor? E se os seus sentimentos de tristeza ficarem excessivos, interferindo no seu trabalho, sono ou lazer? E se, junto com a tristeza, você estiver se sentindo cansado ou passando por mudanças de peso? Você pode estar sofrendo de depressão.
Também conhecida como depressão clínica, transtorno depressivo maior ou depressão unipolar, é uma condição médica que existe além das situações ordinárias "de altos e baixos" do humor. Quase 20 milhões de americanos sofrem de depressão a cada ano e as mulheres são quase duas vezes mais propensas que os homens a desenvolverem o problema. Pessoas com depressão não podem simplesmente "se acalmar" e ficar melhor. O tratamento é feito com aconselhamento, medicação, ou ambos, e pode ser a chave para a recuperação.
Sintomas mais comuns
A depressão se manifesta de forma diferente em cada pessoa, mas os sintomas mais comuns são: - Humor deprimido (tristeza), sensação de vazio, choro fácil;
- Perda de interesse ou de prazer nas atividades que você costumava gostar;
- Aumento ou perda de peso, mesmo quando não está de dieta (em geral mais de 5% do peso por mês);
- Dificuldade para dormir ou dormir demais;
- Irritação ou desassossego permanente;
- Fadiga (cansaço) ou perda da energia;
- Sensação de desvalor ou culpa excessiva;
- Dificuldade de concentração e indecisão excessiva;
- Pensamentos recorrentes sobre morte (com ou sem planejamento específico sobre suicídio).
O Tratamento da Depressão- Quando procurar ajuda?
Se você apresenta cinco ou mais dos sintomas descritos acima durante uma grande parte do dia, na maioria dos dias e durante mais de duas semanas, e se esses sintomas forem fortes o bastante para prejudicar suas atividades diárias, pode ser que você tenha depressão. É muito importante procurar ajuda médica ou mesmo aconselhamento psicológico. Com tratamento adequado, seu médico vai ajudá-la (o) a sentir-se melhor e redescobrir a alegria de viver.
Dra Juliana M. Korth Especialidade: Clínica Médica, Med. de Família e Preventiva
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário